A construção modular tem ganhado destaque e evoluído significativamente nos últimos anos como uma alternativa viável e eficiente para a solução dos principais desafios enfrentados pela construção tradicional. Trata-se, na verdade, de um caminho único para o futuro do setor de construção, aliado à digitalização para que consigamos produzir com qualidade, desempenho e agilidade, de forma sustentável, com previsibilidade de custos e prazos. No entanto, essa modalidade de construção ainda é cercada por diversos mitos e verdades que podem confundir as empresas e profissionais que pretendem embarcar nesse tipo de solução. Neste artigo, vamos explorar alguns dos principais pontos que envolvem essa técnica de construção.
O que é Construção Modular?
A construção modular envolve a pré-fabricação e a montagem de módulos para formar edificações. A produção ocorre predominantemente em ambiente industrial (off-site), com processos controlados e padronizados. Os módulos são então transportados para o local da obra (on-site) e podem ser utilizados para compor desde edificações residenciais, até grandes edifícios comerciais, industriais, institucionais e públicos, nos setores de saúde, educação e transportes, dentre outros.
Verdade: Economia de Tempo
Uma das maiores verdades sobre a construção modular é sua capacidade excepcional de reduzir o tempo de construção. Como os módulos são fabricados numa linha de produção com alta produtividade, enquanto simultaneamente se realizam atividades no terreno (como terraplenagem e fundações), o prazo total da obra pode ser reduzido significativamente — muitas vezes pela metade ou mais —dependendo das características do projeto. Isso acelera não apenas a entrega do imóvel aos usuários, mas também maximiza os resultados financeiros para proprietários e investidores.
Mito: Baixa Qualidade
Um mito comum associado à construção modular é acreditar que essas edificações possuem qualidade inferior às construídas convencionalmente. Na realidade, as construções modulares utilizam materiais da mesma qualidade — ou até superiores — aos utilizados na construção tradicional. Além disso, elas passam por rigorosos testes de controle de qualidade na fabricação, por exemplo, das instalações prediais dos módulos e recebem testes adicionais no local (on-site) antes da entrega ao cliente.
Verdade: Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro aspecto positivo associado à construção modular. A fabricação em ambiente industrial gera menos desperdício de material (até 80% menos), além de promover maior eficiência energética através do uso otimizado dos recursos durante o processo de fabricação e montagem. Muitos projetos modulares também incorporam tecnologias sustentáveis como painéis solares e sistemas eficientes que promovem economia real de água e de energia elétrica.
Mito: Design Limitado
Há uma crença equivocada de que as edificações modulares limitam a criatividade na concepção dos projetos arquitetônicos. No entanto, isso não é verdade. As tecnologias atuais aplicadas aos sistemas arquitetônicos permitem uma vasta gama de personalizações aplicadas ao layout e aos acabamentos das edificações, proporcionando possibilidades quase infinitas de design.
Verdade: Custo-Benefício
Do ponto de vista financeiro, a construção modular pode oferecer um excelente custo-benefício ao consumidor devido à significativa redução nos custos com mão de obra e materiais envolvidos no processo construtivo, o qual é muito rápido. Embora o investimento inicial possa variar conforme as especificações desejadas pelo cliente (por exemplo: acabamentos mais sofisticados), o custo total tende a ser menor, considerando prazos reduzidos e menor exposição econômica durante longos períodos, em comparação com os métodos tradicionais. No entanto, esse benefício só se concretiza quando existe elevada escala produção, assim como ocorre em qualquer produto industrializado. Vale ressaltar ainda a importância da isonomia tributária entre a construção industrializada e a tradicional. A reforma tributária será um avanço importante para diminuir, ao longo dos próximos anos, a desvantagem significativa e injustificada da construção modular, que paga muito mais tributos do que a construção convencional, com ênfase para o ICMS e para o IPI.
Mito: Dificuldade no Financiamento
Outro mito é que construções modulares enfrentam dificuldades no que diz respeito à obtenção de financiamento ou à valorização no mercado imobiliário. Embora algumas instituições financeiras possam ter reservas devido ao histórico relativamente novo da construção modular no mercado imobiliário, cada vez mais bancos estão reconhecendo o valor intrínseco das características e do desempenho das edificações modulares. Estão oferecendo condições de financiamentos semelhantes às aplicadas às construções convencionais, geralmente com taxas inferiores, dada a previsibilidade e ao menor risco, além de maior sustentabilidade e aderência às boas práticas de ESG.
Conclusão
A construção modular representa uma evolução significativa nas práticas construtivas atuais. Ela oferece muitas vantagens e benefícios palpáveis, destacando-se sua produtividade elevada, maior sustentabilidade, previsibilidade de custos e prazos, além de melhor qualidade e desempenho. Embora seja evidente sua relevância para o futuro da construção resolvendo as principais dores do setor, ela ainda enfrenta preconceitos resultantes da desinformação e da falta de conhecimento sobre essa metodologia inovadora. Compreender as verdades envolvidas pode ajudar investidores, arquitetos, engenheiros, instituições financeiras, futuros proprietários e usuários a tomarem decisões seguras em seus projetos, garantindo a escolha ideal, levando-se em conta todas as possibilidades disponíveis. Isso já vem acontecendo nos países em que a industrialização da construção se encontra em um estágio mais avançado.
Paulo,
Iniciei utilização em 2015 em obras de Siderúrgica , com instalação de painéis modulares importados para os novos escritórios e outros espaços!
Obra EPC foi entregue funcionando com todas instalações e mobiliários, etc,
Após 2016/2017, conheci os produtos fabricados aqui.
Acompanho seu trabalho.
Atuo como diretor, gerente de engenharia, contratos e com muitos anos nas principais empresas e obras.
Podendo entre em contato.
Att.
Heitor Soutto Mayor
(31)999944910