Mercado

Arquitetura em luto

arquitetura

Neste final de semana a arquitetura brasileira perdeu um de seus grandes nomes: Ruy Ohtake nos deixou aos 83 anos, tendo dedicado grande parte da sua vida a arquitetura brasileira e nos deixando de luto.

Ruy era o filho mais velho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960, deu aula na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos.

Com mais de 300 projetos espalhados pelo Brasil, alguns destes projetos icônicos estão na cidade de São Paulo.

Seu trabalho apresenta muita influência das obras de Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, com formas geométricas bem definidas e cores marcantes.

Atuava em projetos tanto comerciais como públicos, como os conjuntos habitacionais de Heliópolis, a embaixada do Brasil em Tokyo, outros hotéis como Royal Tulip em Brasília e o Reinassance em São Paulo. Os centros de treinamento do Corinthians e do São Paulo também possuem a assinatura de Ruy Othake.

De todas suas obras o destaque fica para o Instituto Tomie Ohtake inaugurado em novembro de 2001 e que apresenta as principais características de suas obras.

Além das obras arquitetônicas, Ruy tem assinatura marcante em mobiliários. Por muito tempo criou mobília especificamente para as casas de sua autoria, sem demanda de mercado, mas como detalhamento ou complemento da sua concepção espacial da moradia.

Usou o concreto para estantes, mesas e sofás, explorando formas inusuais, muitas vezes circulares, desafiando o peso do material.

Destaque para o projeto desenvolvido junto com a Portobello em 2017 onde Ruy Othake criou peças de decoração utilizando o porcelanato.

Quando resolveu se aventurar mais especificamente pelo design, nos anos 1990, utilizou vidro e aço, em que se destaca também o uso expressivo das cores, traço que marca toda a sua arquitetura.

Nos resta apenas agradecer por tanto talento, tantas obras e nos solidarizar com todos os amigos do mercado da Arquitetura e Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.