Mercado

Paulo Mendes da Rocha, obrigado!

Paulo Mendes da Rocha

Não poderíamos deixar de falar sobre a importância de Paulo Mendes da Rocha para a arquitetura brasileira.  Sua obra fala por si e Paulo Mendes trazia na alma conceitos sempre atuais. A integração da cidade com os espaços, tão característicos de seus projetos, foi reconhecido internacionalmente.

Ganhador de um prêmio Pritzker em 2006, entrou para uma seleta galeria da arquitetura mundial, onde contamos com ele e Oscar Niemeyer.

Recebeu também outras premiações internacionais como o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana, em 2000, pela reforma da Pinacoteca e o Leão de Ouro pelo conjunto de suas obras, em 2016. Em 2017, Paulo Mendes da Rocha ganhou a Medalha de Ouro Real do Royal Institute of British Architects (RIBA), dada em reconhecimento do trabalho de uma vida.

Ainda no ano passado decidiu doar seu acervo a Casa de Arquictetura em Portugal, da qual foi o seu primeiro sócio honorário, contendo todo material produzido em sua vida profissional, desde a década de 1950 até os dias atuais. São cerca de 8.800 itens, relativos a mais de 320 projetos, divididos em: 6.300 desenhos analógicos; 3 mil fotografias e “slides”; um conjunto de maquetes feitas pelo próprio arquiteto; e cerca de 300 publicações.

Paulo Mendes da Rocha
Crédito: Divulgação

Não é difícil imaginar o quanto sua obra influenciou arquitetos no mundo todo. Elas estão presentes em São Paulo, sua grande inspiração, mas também em outros lugares do mundo.

Para nós brasileiros ainda cabe a experiência de visitar suas obras icônicas, como o MUBE com seus vãos abertos e trazendo leveza as estruturas de concreto, o ginásio do clube Athletico Paulistano, com a qual ganhou seu primeiro prêmio em 1961,o Museu da Língua Portuguesa, além da reforma da Pinacoteca. Também temos o Estádio Serra Dourada (GO), Cais das Artes (ES) , entre outras.

Para quem quiser conhecer um pouco mais da obra, mas principalmente da filosofia de Paulo Mendes da Rocha a dica é assistir ao documentário produzido por sua filha Joana Mendes da Rocha ao lado de Patrícia Rubano. “Tudo É Projeto” traz o próprio arquiteto falando de suas obras e suas memórias.

O C3- Clube da Construção Civil se une a tantos outros para agradecer a Paulo Mendes da Rocha por este legado para a arquitetura brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.