Paulo Oliveira

Ebook: A Era da Modularidade

Era da Modularidade
Neste mês nosso colunista Paulo Oliveira traz o tema A Era da Modularidade.
 
Apesar de parecer algo moderno quando falamos de Indústria 4.0, Paulo Oliveira nos mostra que esta discussão é bem mais antiga e não se restringe somente ao Mercado da Construção Civil.
No seu ebook, ele nos mostra a importância de observar outras indústrias que já trabalham com o conceito de Modularidade e trazer estas boas práticas para o nosso mercado.
Outro ponto interessante é como a Modularidade, que pode perfeitamente se encaixar aos tempos atuais em questões como sustentabilidade e economia circular, já era defendia por Le Corbusier em seus projetos.
Era da Modularidade
Uma curiosidade: em 1924 Le Corbusier apresentou um dos seus mais famosos projetos “ Ville Radieuse” ou “Cité Radieuse” (Cidade Radiante) onde além de toda o conceito de paisagismo e urbanismo , extremamente vanguardista  para época, continha também construções em blocos altos e o sistema modular. Este projeto que não foi executado serviu como referência para tantos outros projetos do arquiteto, um defensor desta forma de construção.
No ebook, Paulo Oliveira também mostra como, através da Modularidade, as empresas conseguem ser mais produtivas no uso de recursos necessários, uma vez que os espaços de uma habitação poderão ser expandidos, reduzidos ou dispostos de acordo com as necessidades dos usuários. As Construções Modulares podem, em alguns casos, ser desmontadas, transportadas e instaladas em outro local.
Era da Modularidade
Na Construção Modular, uso do BIM e de ferramentas de Pré-construção auxiliam não somente no ganho de tempo e na redução de custos, como na maior precisão do planejamento e do controle da fabricação e montagem, trazendo ainda benefícios e ganhos para quem constrói e para quem contrata. Destaca-se ainda a flexibilidade e a agilidade na inovação, premissas da Industria 4.0.
Afinal, quem não gosta de economizar tempo e recursos com produtos ou processos, não é mesmo?
Acesse o ebook e saiba como a Modularidade pode fazer a diferença para a sua empresa.

Resposta

  1. Bom dia Senhores.
    Quero saber e ter todas informações sobre a construção Módulos.
    Já tenho um pouco de conhecimento deste sistema.
    Eu queria ter mais informações sobre o Módulos.
    Abraços e fica com DEUS.
    Obrigado por tudo.
    E fica com DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.