Conexões

Ebook: O Futuro do Concreto e o Concreto do Futuro

Futuro do Concreto
O Futuro do Concreto e o Concreto do Futuro, traz temas importantes sobre as perspectivas e soluções do concreto abordados em nossa live.
Atualmente o concreto possui novas perspectivas e acompanha o forte movimento da industrialização. Para o debate sobre o cenário de patologias e soluções, três grandes nomes desse composto foram convidados: Paulo Bina – Diretor da Monobeton; Wagner Gasparetto – Sócio diretor da LPE e Geniclesio Santos – Sócio diretor da GMG Engenharia e Consultoria.
Entre os assuntos nossos painelistas falaram sobre os avanços na tecnologia de produção de cimento e modelos de concretos: auto-adensáveis, “concreto verde”, para pisos industriais, translúcido,  pré-fabricados (produção off-site) e para impressão 3D. Um debate enriquecedor que apontou avanços ainda mais significativos para a próxima década, dados sobre a evolução dos aditivos e dos concretos, suas gerações e os saltos quantitativos na evolução das características mecânicas e sua durabilidade.

O concreto é o segundo material mais utilizado na construção civil em números absolutos. Ele também ocupa a segunda posição como um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera, contribuindo com mais ou menos seis por certo das emissões anuais de dióxido de carbono. Embora não sejam dados para orgulhar-se, a popularidade do concreto permanece imaculada, sendo ainda hoje um dos mais queridos materiais de construção para arquitetos do mundo todo. Entretanto, à medida que nós profissionais e também o público em geral nos tornamos cada dia mais conscientes à respeito das suas causas e efeitos não agravamento das mudanças climáticas, o impacto ambiental causado pela indústria do cimento torna-se uma das principais questões a ser debatida. Como resultado disso, designers, arquitetos e pesquisadores do mundo todo estão debatendo e nos ajudando a construir um debate mais amplo sobre qual o futuro do concreto  na arquitetura e na indústria da construção civil.

Por milhares de anos, o concreto tem sido o elemento base da construção civil: o material mais amplamente utilizado ao longo da história da humanidade. Seu baixo custo de produção, versatilidade, aplicação rápida e familiaridade com os praticamente todos os envolvidos na indústria da construção civil, fazem com que mais de 22 bilhões de toneladas de concreto sejam despejadas todos os anos. Conforme salientado pelo relatório da BBC, a produção de cimento hoje é trinta vezes maior que em 1950, e quatro vezes a produção dos anos 1990. Isso se deve principalmente pelos esforços de reconstrução da Europa durante o pós segunda guerra, e pelo boom na construção civil na China e na Ásia a partir da década de 1990. À medida que o mercado da construção civil cresce os olhos e avança em direção ao Sudeste Asiático e à África subsaariana, prevê-se que a produção de cimento tenha que aumentar em 25% até 2030 para manter o ritmo esperado.


BAIXAR EBOOK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.