Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

● Graduado pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá – MG e pós-graduado em várias disciplinas na área de Materiais de Construção pela Escola Politécnica da USP

● MBA Executivo Internacional, com especialização em Administração Estratégica pela FIA-USP

● Project Manager Professional (PMP), pelo Project Management Institute (PMI)
Cursa o programa de Mestrado em Inovação na Construção da Escola Politécnica da USP (ConstruINOVA)

15 anos de experiência como diretor de unidades de negócios e de serviços de empresas de engenharia, construção e incorporação: Método Engenharia, Brookfield Incorporações/TEGRA, JHSF Incorporações S/A (onde também foi CEO) e Mutual Engenharia e Construções, tendo sido CEO de Incorporações da JHSF e da Mutual

● 20 anos de experiência na direção de indústrias nacionais e multinacionais de produtos químicos para a construção: Fosroc, Denver e Sika

● Especialização no Reino Unido e nos Estados Unidos em Patologia e Terapia do Concreto, Grautes e Revestimentos de Alto Desempenho para Pisos (RAD)

● É professor do curso de Mestrado Profissional do IPT e de cursos de Recuperação, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto

● Foi conselheiro da revista Téchne e coordenador editorial das revistas Pisos Industriais e Impermeabiliza

● Mais de 50 trabalhos técnicos publicados no Brasil e no exterior
● Foi presidente da ABCI (Associação Brasileira da Construção Industrializada)

● Coordenou o Comitê CT-501 do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto – que elaborou a norma NBR 14.050 da ABNT, sobre Revestimentos de Alto Desempenho (RAD) para Pisos Industriais

● Concebeu e coordenou o Planejamento Estratégico do setor de Pisos Industriais e Revestimentos de Alto Desempenho para Pisos no Brasil, culminando com a criação da ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos

CONSTRUÇÃO TRADICIONAL OU CONSTRUÇÃO MODULAR? UMA VISÃO SOBRE CONCEITOS, SISTEMAS CONSTRUTIVOS E OBSTÁCULOS À INDUSTRIALIZAÇÃO O interesse pela Construção Modular é crescente, sobretudo pelas evidentes vantagens…
REINVENTANDO ORGANIZAÇÕES MAIS VELOZES NA ERA PÓS COVID-19 – UM NOVO MODELO DE NEGÓCIOS Após ler o ótimo artigo “READY, SET, GO: REINVENTING THE ORGANIZATION FOR SPEED IN THE POST-COVID-19 ERA”, publicado pela McKinsey,…
WELCOME FUTURE!!! – POR QUE CONSTRUÇÃO MODULAR? 1. FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO MODULAR Nesta abordagem sintética, não destacaremos os problemas já bem conhecidos da construção tradicional. Abordaremos as razões…
Pré-construção, Fast Construction e Construção Modular: o que aprendemos com as estratégias de guerra e com a cultura oriental? Parece incrível que um tratado de estratégias militares escrito há mais de 2.500 anos, pelo estrategista e filósofo chinês Sun…
Gestão da Logística e da Cadeia de Suprimentos em Fast Construction e na Construção Embora seja um esforço louvável e importante, iniciativas na direção da mecanização e da industrialização da construção ainda são tímidas…
Fast Construction Como racionalizar e trabalhar simultaneamente todas as etapas do processo construtivo Por Paulo Oliveira O termo Fast Construction ou Fast-track…
Benefícios e Vantagens da Construção Modular Por Paulo Oliveira Na era da impressão 3D, realidade virtual e aumentada, BIM, IoT, automação, robôs e drones autônomos e…
Como a China conseguiu “construir” um hospital em 10 dias? Por Paulo Oliveira Um amigo, consultor de primeira grandeza, palestrante e escritor de vários livros, por quem tenho grande admiração,…
Seja bem-vindo, Futuro!!! Toyota construirá protótipo de cidade do futuro movida a hidrogênio, na base do Monte Fuji, no Japão Fonte: Toyota Por Paulo Oliveira Introdução Recebi de um amigo um link para uma matéria sobre o protótipo da “cidade…