Negócios

Tecnologia nos canteiros de obras

tecnologia

Fundamental para qualquer empresa, a comunicação é um fator vital para o sucesso na Construção Civil e a tecnologia está cada vez mais presente nos canteiros de obra por todo Brasil.  A adoção de novas tecnologias vem auxiliando na redução de falhas ou omissões de um processo de comunicação que podem levar à atrasos, a prejuízos financeiros, mal estar entre os colaboradores e, dependendo do caso, falta de satisfação do cliente.

Um estudo realizado pelo Project Management Institute (PMI) mostra que empresas que investem na comunicação tendem a ter, em média, 80% de seus projetos finalizados no prazo e dentro do orçamento inicial. 

Modernização e tecnologia

Uma obra normalmente costuma envolver diversas pessoas, desde a operação no canteiro de obra, a engenharia no escritório, além dos fornecedores e outras contratações terceirizadas que podem fazer parte.

Com tanta gente é fácil perceber como a comunicação pode ser complicada e difícil, causando problemas e retrabalhos. Sendo assim, estabelecer um bom processo de troca de informações entre os operários, administradores e demais envolvidos é importante para garantir o sucesso dos projetos e isso pode ser feito com uso da tecnologia.

Uma destas soluções é apresentada ao mercado por uma construtech, a ConstruCode, que se utiliza da tecnologia de QR Code para conectar todos os times envolvidos no projeto, permitindo assim o esclarecimento de dúvidas constantes.

Os principais benefícios para quem usa são: a segurança em ter documentos sempre atualizados, a economia devido à redução de projetos impressos, a praticidade de ter acesso às plantas através de códigos QR, o controle total pela rastreabilidade de impressos obsoletos e a flexibilidade de poder acessar a plataforma nos modos on-line ou off-line.

Utilizando um tablet, ou até mesmo o celular, é possível a equipe de operários da obra tirar dúvidas dos projetos ou ser informado rapidamente sobre toda e qualquer alteração e assim ter um aumento na assertividade.

Cada vez mais caminhamos para uma Construção 4.0!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.