Negócios

A importância do orçamento correto

orçamento

Começo do ano e muitos clientes buscam arquitetos e design de interiores para deixar ainda mais charmoso aquele cantinho especial.  E assim como não existe Romeu sem Julieta, é impossível falar de projetos sem lembrar a importância do orçamento correto.

Apesar do tabu e muitas vezes certa dificuldade por parte de alguns profissionais de tratar do assunto com o cliente, o ideal é que esta etapa seja realizada logo no início dos contatos. Saber o tamanho da verba do cliente para o projeto é ter um norte para realizar todo o projeto, reduzindo retrabalho ou mesmo adaptações futuras ao projeto.

Essa informação é fundamental não só para definição da linha criativa como também especificações gerais. Tendo este primeiro passo elaborado, já é possível partir para uma estratégia quanto aos fornecedores, materiais, produtos e serviços que serão utilizados no projeto.  Vale ressaltar que essa escolha é fundamental para que não gere frustrações e descontentamento por parte do cliente com o resultado futuro e não virar aquele famoso: “expectativa x realidade” das redes sociais.

O objetivo aqui é fazer com que a soma de tudo seja viável para que o cliente possa contratar e adquirir tudo o que necessita e da parte do arquiteto que tenha bons parceiros para garantir o sucesso na execução do seu projeto.

Vale lembrar que não adianta criar o projeto dos sonhos, caso os valores ultrapassarem o budget e certamente vai gerar uma grande frustração, pois o cliente quer aquilo e não tem a verba para adquirir, criando uma péssima lembrança. O que um profissional mais quer é ver seu projeto executado na totalidade, trabalhar com bons fornecedores e ao final ter seu cliente satisfeito, não é mesmo?! 

Outro momento sensível que deve ser executado com o máximo de cuidado é o processo de execução de um orçamento, quando o projeto orçado e aprovado finalmente sai do papel ou da tela e começa realmente a ser concretizado.

Por ser uma atividade que demanda bastante tempo, muitas vezes está atividade é considerada a parte “chata” do processo. Fato é que é uma das partes mais estratégicas e que deve ser realizada de preferência por um profissional da área ou com conhecimento do setor.

Este momento é importante que o profissional que o realize tenha o grau de conhecimento técnico principalmente para formular os pedidos de orçamento aos fornecedores, esclarecer possíveis dúvidas e até mesmo compatibilizar se o que foi entregue está de acordo com o que foi projetado e solicitado. Já imaginou você receber algo diferente do projetado por algum erro na especificação?

Segundo Andrea Cachum, da Orçamenteasy, é muito comum os arquitetos contratarem empresas especializadas em especificação depois de uma experiência ruim. Ela coloca que um dos principais objetivos da empresa é garantir não só a qualidade da entrega, mas também o melhor saving para o projeto.

Nos dias de hoje, vale a pena prestar sempre atenção aos detalhes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.