Negócios

Soluções Soprema para isolamento térmico

homem colocando isolamento termico

Na construção civil, as oscilações de temperatura são pontos de atenção importantes no desempenho e na manutenção dos empreendimentos, por isso, o isolamento térmico deve ser tratado com seriedade desde o início do desenvolvimento do projeto. 

Segundo o Gerente Técnico da Soprema Brasil e Rockfibras, Anderson Oliveira: “A falta de cuidado com o isolamento térmico pode dar origem a fissuras ou rachaduras. Esses desgastes, por sua vez, reduzem a vida das estruturas”.

Pensando nisso, a Soprema Brasil e a Rockfibras possuem uma linha completa de lãs de rocha produzidas a partir de mineral abundante, incombustível e reciclável, garantindo conforto, economia de energia, proteção contra ruído, calor e chamas em residências, empresas e indústrias.

Apresentando ampla versatilidade de aplicação, as soluções da Soprema Rockfibras podem ser utilizadas para preenchimento de paredes e divisórias em drywall, gesso acartonado, chapas cimentícias, madeiras OSB e alvenaria convencional.

“Esse trabalho reduz ou adia a passagem de calor em ambientes internos e externos, proporcionando uma temperatura mais agradável, seja no inverno ou no verão”, afirma Anderson Oliveira.

Então, para se obter um isolamento ideal, o que se deve avaliar? 

1 – Resistência térmica – Todos os materiais possuem resistência térmica. Quanto maior a resistência de um material, melhor a capacidade de isolamento.

2 – Espessura – Em geral, quanto maior a espessura de um mesmo material isolante, maior também será a barreira de isolamento. Uma mesma espessura para materiais diferentes (lã de rocha, PIR, EPS, entre outros) apresentará resultados diferentes.

3 – Densidade – Alguns materiais têm maior densidade e, por isso, oferecem melhor isolamento. É preciso ficar de olho também na deformabilidade. O isolante precisa suportar o peso do tráfego (ainda que eventual) sem grandes deformações.

4 – Comportamento em situação de fogo: É necessário ainda avaliar a performance dos materiais com relação às chamas. Dependendo do tipo de projeto, uma cobertura pode ser um ponto seguro para os usuários em caso de incêndio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.