Colunistas Vinicius Borghese

É preciso mudar. Já!

Por Vinícius Borghese

 Desde o início deste espaço falei muito sobre as mudanças de comportamento, hábitos e necessidades dos “novos” consumidores de nosso setor, da necessidade de transformação e de mudança por parte do setor para satisfazer esses novos clientes, mas ainda parecia ser algo que iria passar por uma transição, de tempo, de cultura, de metodologias, a impressão é de que teríamos uma curva de aprendizado para realizar essa transição, até o anúncio do primeiro caso de COVID-19 no Brasil e sua rápida expansão.

Nunca o setor precisou se reinventar tão rápido quanto nas últimas três semanas, pelo menos de onde escrevo esse texto, a cidade de São Paulo que está em quarentena desde o dia 24/03/2020.

“Temos muito a desenvolver e a melhorar e não existe oportunidade melhor que a necessidade iminente para começar.”, Vinícius Borghese. Créditos: Divulgação.

Nos adaptamos rapidamente ás necessidades a nós impostas de maneira emergencial: home office, aplicativos de reuniões, férias coletivas antecipadas, troca de informações, estudos e mais estudos a respeito de como manter a segurança e a produção nos canteiros de obras, revisão de custos, de prazos, enfim, como manter vivo um setor recém saído da pior crise da história.

Como diz a velha máxima, podemos olhar o copo meio vazio ou meio cheio e como sempre eu fico com a segunda opção –  a de procurar entender as dificuldades do agora, não as financeiras ou econômicas, mas sim as dificuldades da gestão, a eficiência dos procedimentos, dos controles e principalmente do cumprimento das novas medidas de segurança nos canteiros.

Utilizar tecnologia e inovar os processos se tornou necessidade iminente, utilização de dados para tomada de decisão estratégica, diagnósticos precisos, controle de qualidade e acompanhamento de evolução realizados de maneira digital, plataformas web de compartilhamento de documentos e projetos, atendimento ao cliente remoto e tantas outras funcionalidades e facilidades que a tecnologia pode fornecer aliada a inovação.

A plataforma BIM está cada vez mais presente no cotidiano dos engenheiros e arquitetos. Créditos: Divulgação.

Diante de tudo isto, finalizo o texto com uma pergunta para reflexão e que pode servir como motivação também;

Como sair mais forte e melhor internamente deste momento?

Resposta

  1. Prezado VINICIUS
    Parabéns pelo excelente artigo!
    Realmente vivemos um tempi único na história pata repensarmos nossos métodos e processos. É tempo de profunda reflexão. Nessa ótica tenho me perguntado, com tanto dinheiro sendo empregado em ações de saúde porquê fazer hospitais de campanha? Não seria a hora de construirmos e equiparmos hospitais públicos definitivos para a população?
    Enfim existem sim, ferramentas para otimizarmos nossos processos e esta é a hora de repensarmos nossas ações, tendo em vista o longo prazo e o bem estar dos cidadãos brasilerod.
    Forte abraço.
    Celio Placer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.