C3 Talks

C3 Talks | Paulo Oliveira

Neste segundo episódio da trilha sobre construção industrializada no C3 Talks, o consultor e sócio-diretor da GP&D, Alexandre Britez, conduziu uma entrevista reveladora com Paulo Oliveira, CEO da Aratau Construção Modular, abordando o cenário atual da construção modular e industrializada no Brasil. 

Com mais de duas décadas de experiência na indústria química para o setor construtivo e uma liderança marcante na Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), Paulo Oliveira trouxe à tona importantes insights sobre a necessidade e os desafios da industrialização na construção brasileira.

O convidado destacou a urgência de industrializar a construção no Brasil diante do crescimento vertiginoso da demanda habitacional e das perdas significativas de produtividade nos últimos anos. Em seu discurso, o CEO da Aratau ressaltou, também, o fato de que a escalabilidade é essencial para modelos de produção industrializados, sendo necessário buscarmos modos de isso ocorrer na construção. 

Oliveira também mencionou que a viabilidade da construção industrializada vai além do custo do sistema construtivo, abrangendo outros fatores que precisam ser considerados no cálculo de viabilidade como prazos de entrega, redução de acidentes e desperdício de materiais.

Durante a entrevista, foram abordados programas e movimentos estruturados em andamento no Brasil para acelerar a construção off-site e modular, como o “Construa Brasil”, projeto do governo federal focado na modernização das empresas e na industrialização dos processos construtivos. Oliveira também mencionou o projeto “Brasil Viável”, uma iniciativa em conjunto com o C3 – O Clube da Construção Civil, que identifica as principais barreiras a serem superadas para o avanço da construção industrializada no país.

Ao discutir exemplos internacionais de sucesso na aceleração da industrialização, Paulo Oliveira citou a construção industrializada no Reino Unido conforme partilhado pelo especialista em métodos modernos de construção e Autor do relatório Modernize or Die, Mark Farmer. No caso em questão, o governo foi protagonista na expansão dos sistemas industrializados ao priorizar o uso de métodos industrializados na construção de obras públicas.

Trazendo o mesmo contexto para o Brasil, o entrevistado destacou a necessidade de apoio financeiro específico para impulsionar startups de construção industrializada no país, e a ampliação do uso da construção modular pelo governo, à exemplo das obras residenciais executadas em São Sebastião/SP com sistema modular wood frame, para abrigar as vítimas das enchentes de 2023.

Finalizando a entrevista, os desafios enfrentados pelas construtoras e incorporadoras que ainda operam com métodos tradicionais foram trazidos à tona. Paulo Oliveira enfatizou que a construção industrializada é um fenômeno gradativo que é feito em etapas. Apesar da construção enxuta e racionalizada ser o primeiro passo a ser dado, ela não deve ser vista como um sistema industrializado, e sim, que exige uma mudança cultural e de atitude muito maior das empresas do setor.

Não perca essa oportunidade de entender melhor o futuro da construção no Brasil! Assista ao episódio completo do C3 Talks com Paulo Oliveira da Aratau Construção Modular e Alexandre Britez da GP&D, e prepare-se para insights valiosos, exemplos inspiradores e uma visão clara do que está por vir na construção modular e industrializada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.