Negócios

07 reformas pequenas que você mesmo pode fazer em casa

Com criatividade e inspiração, você pode revitalizar cada espaço da sua casa.

Nesse momento de quarentena, milhares de pessoas passam a maior parte do tempo em casa. Uma boa ocasião para vistoriar pequenos consertos como – torneira quebrada, lâmpada queimada ou até mesmo a necessidade de fazer uma reforma, mudar a casa acaba fazendo parte desse movimento.

A reforma não precisa ser custosa ou estressante, descontruir essa ideia é um bom início. Entre as opções existe a possibilidade de utilizar os benefícios da internet e se inspirar em vídeos, utilizar o que você tem guardado e sem uso, e ousar, investir em coisas que farão toda diferença no resultado. Descubra agora como colocar a mão na massa e deixar cada espaço com sua marca registrada, ao estilo,  it yourself (DIY) ou “faça você mesmo”.

Além disso, a casa fica com uma marca bastante personalizada. Por isso, pesquise ideias para se inspirar, leia o passo a passo e assista vídeos de como reformar a casa.  Anote tudo o que você vai fazer e mãos à obra.

  1. Analise tudo o que você tem 

 Para começar a sua reforma, faça uma avaliação de tudo o que você já tem em casa. Leve tudo em consideração: móveis, tintas, tecidos, objetos de decoração, entre outros. Separe itens legais que estão guardados em uma caixa e deixe a imaginação fluir.

Antes de se desfazer de móveis, veja se não tem alguma possibilidade de dar uma repaginada. Muitos deles poderão receber uma nova cara e voltar com outra função depois da reforma.

Depois de decidir o que vai, o que fica e o que será transformado, é hora de providenciar os materiais para a obra.

 

  1. Repaginando a cozinha

O armário de louças ganha uma nova cor. Créditos: Pinezi.

A cozinha é o coração da casa. Afinal, é desse espaço que saem comidinhas gostosas, seja para refeições triviais ou para almoços e jantares com convidados. É por isso que ela deve ser sempre aconchegante.

Geralmente, o que dá um ar de beleza na cozinha é a mobília, principalmente se ela estiver adequada ao espaço. Uma boa dica para reformar esse ambiente, sem precisar de muito quebra-quebra é pintando os azulejos e pisos com tinta epóxi.

Outra ideia pintar, trocar as portas e colocar adesivos nos armários. Outra opção é transformar um velho guarda-roupa em uma cristaleira. Basta substituir as portas de madeira por vidro e usar as antigas portas para fazer prateleiras do móvel.

  1. Sala mais aconchegante

A reforma da sala pode contar com pinturas nas paredes. Cores claras aumentam a luminosidade. Créditos: Pinezi.

Nesse caso, você pode optar pelo conceito monocromático ou ousar um pouco mais, pintando uma parede de uma cor mais forte ou colocar adesivos.

Aproveite para trocar as cortinas e as capas das almofadas. Basta assistir tutoriais de costura e fazer na medida certa e com o tecido que você escolher. O rack antigo pode dar lugar a um suporte de TV na parede.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, faça uma luminária e invista em lâmpadas dicroicas para destacar determinados objetos. Não se esqueça de um belo vaso de plantas para dar mais vida à sua sala.

Aproveite as peças desse móvel para cortar e fazer prateleiras e nichos que podem ser colocados ao lado da TV. Se sobrar madeira, faça um aparador suspenso com o tampo, por exemplo.

  1. Escritório versátil e prático

O escritório deve ser bem iluminado e com móveis funcionais. Créditos: Pinezi.

Outra novidade na atual rotina é trabalho remoto, independentemente do tamanho do espaço, algum cômodo da casa ganhou adaptações para estudo ou trabalho.

A dica é cobrir a escrivaninha com adesivos que imitam madeira clara. Faça pequenas prateleiras sobre ela para acomodar livros, porta canetas, entre outros objetos. Faça um mural de cortiça ou reserve um espaço do escritório para receber post-it com recados e lembretes importantes.

Se você também usa esse espaço para relaxar enquanto ouve música ou lê um bom livro, instale uma rede.

  1. Quarto de cara nova

Papéis e tecidos de parede deixar o ambiente aconchegante. Créditos: Pinezi.

Dar uma nova cara para o quarto também pode ser fácil e acessível. A ideia é trocar a antiga cabeceira por uma mais estilosa. Você pode usar a antiga e forrar com espuma e um novo tecido.

Faça uma cortina, modernize os quadros, com pintura e apliques e faça uma luminária que combina com o ambiente. Não deixe de investir em cores que remetem à tranquilidade e ao descanso.

Você também pode fazer seu próprio armarinho de apoio de cabeceira usando gavetas de um móvel que você pretende aposentar. Basta fazer uma boa pintura e prender na parede com parafusos.

  1. Lavanderia funcional e organizada

Prateleiras em lavanderias pequenas otimizam os espaços. Créditos: Pinezi.

A lavanderia não precisa ser um espaço dedicado à bagunça e à desorganização. Se o espaço for pequeno, coloque prateleiras na parede acima da máquina ou tanque para acomodar produtos de limpeza.

Se você usa esse cômodo para guardar ferramentas, providencie caixas organizadoras e coloque-as em um local que não pegue umidade. Outra dica é pintar as paredes e o piso com tinta epóxi.

  1. Mais vida no jardim 

Para quem já possui um jardim, a opção é redecorar os vazos. Créditos: Pinezi.

 Um espaço dedicado para o cultivo de plantas, flores e até uma mini-horta faz com que a casa fique com ar de mais vida e alegria. Outra dica é construir um pergolado com plantas trepadeiras. Você pode fazer essa estrutura com madeira. Lembre de que é preciso preparar o material com verniz para áreas externas.

Caso você opte por um pergolado de metalon galvanizado, invista em um anti-ferrugem e tinta para evitar ferrugem. Depois, é só colocar as trepadeiras que você gosta. Aproveite o clima para plantar flores e cuidar da terra colocando adubo.

Fonte: Site Pinezi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.