Negócios

Como escolher o tapete ideal para sua casa?

tapete

A arte da tapeçaria é uma das expressões artísticas mais antigas do mundo. Historicamente se considera que a arte de tecer tapetes nasceu no período Aquemênida, por volta de 500 a.C., no Irã com o tapete Pazyryk.  De lá para cá muitos tapetes se tornaram famosos, por sua técnica e características específicas. Afinal são famosos os tapetes Kilim, Persa e o clássico Aubusson.

Mais do que verdadeiras obras-primas, o tapete é um coringa na decoração, pois com ele você consegue não só repaginar, como criar um ambiente aconchegante, ideal para a época mais gostosa do ano e trazendo a sensação de conforto.

Outro ponto de destaque é a questão do isolamento térmico. Fundamental nos dias mais frios, mantendo o ambiente aquecido e confortável. Já em ambientes muito abertos o tapete auxilia também na questão acústica, ajudando a diminuir ruídos e abafando sons, ideal para quem reside em apartamentos.

Com tantas vantagens, vale a pena pensar em qual o tapete ideal para sua casa.

tapete
Crédito: Divulgação

Primeiro defina o estilo: clássico, moderno ou rústico. Afinal o tapete ganha destaque ao entrar em um ambiente e ele deve conversar com o resto dos móveis e principalmente com você.

Escolhido seu estilo, vamos definir a proporção do tapete. Lembre-se que tapetes maiores, que integram ambientes, passam a sensação de amplitude.  Este é um truque básico e que funciona muito bem para espaços menores.

Quanto a cor do seu tapete, necessariamente tem que harmonizar com o todo e lembre-se quanto mais neutro menor a hipótese de você cansar rapidamente dele. Tapetes estampados e geométricos ficam melhor em espaços mais amplos.

Porém, se a escolha for para quarto ou até mesmo escritório, vale pensar nos modelos redondos ou oval, que são mais modernos.

Vale como sempre consultar um especialista para ajudar nas melhores escolhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.