Negócios

Arquitetura Sustentável, necessário.

arquitetura sustentável

A questão da sustentabilidade na arquitetura sustentável tem ganho cada vez mais espaço nos projetos de construções e reformas.

E a arquitetura sustentável vem se mostrando cada vez mais necessária, uma vez que o impacto que a atividade da Construção Civil gera é enorme, por isso algumas ações simples podem ser implementadas facilmente, trazendo ganhos para todos.

Reduza o consumo de energia

É natural o uso da energia elétrica, mas também é possível encontrar soluções para a redução do consumo. Uma boa saída é utilizar painéis solares para áreas comuns, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos para o período das obras.

Opte sempre pelo máximo de aproveitamento da luz solar em todas as áreas, bem como ventilação natural, apostando, por exemplo, em claraboias, janelas grandes viradas para leste e oeste e telhados inteligentes que podem ser recolhidos durante o dia e fechados em ocasião de chuva.

Não desperdice água

Água doce é um recurso natural limitado que deve ser utilizado com cautela e responsabilidade. Se possível, pense em alternativas de reutilização, como o aproveitamento da água da chuva para funções de limpeza e jardinagem. Uma opção para o armazenamento é investir na instalação de cisternas. Construídas em alvenaria ou material plástico, esses caixas servem para guardar água da chuva e reaproveitá-la em finalidades planejadas.

Dê preferência a materiais sustentáveis

Escolher produtos certificados traz não só mais segurança, como também estimula toda a cadeia produtiva a pensar em soluções com menor consumo de água por exemplo, necessário em tempos de crise hídrica.

A Ibratin, por exemplo, possui revestimentos acrílicos texturizados criado com resíduos da casca do molusco, iguaria comumente encontrada em regiões de mangues nordestinos.

Também a Portobello desenvolveu produtos nesta linha, com premiação reconhecida no mercado.

Faça uma boa gestão dos resíduos

Uma edificação pode gerar toneladas de resíduos e as construtoras precisam pensar em soluções, descartando de forma correta e com empresas especializadas. Duas maneiras eficientes de reaproveitar os insumos são por meio das composteiras e pela revisão nos processos logísticos das construções. Assim, além da destinação correta das sobras, ainda é possível dispor de materiais úteis, reduzindo custos.

Vale ressaltar que a gestão de resíduos não é apenas o ato de separar e destinar corretamente o material que chamamos de lixo. É necessário percorrer todo o ciclo de vida dos produtos para entender como e por que tantos resíduos são gerados. As empresas só têm a ganhar, pois uma boa gestão pode até reduzir custos de compras e operação.

Certificações

Muitas empresas têm buscado no mercado engenheiros ambientais para auxiliar nestas etapas a fim de realmente ter um projeto sustentável. Outro ponto é o reconhecimento de todo este esforço e investimento utilizando a certificação de selos ambientais. No Brasil os dois mais utilizados são: LEED — que significa Leadership in Energy and Environmental e o AQUA-HQE.

Vale a pena pensar nisto!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.