Negócios

A cor do ano

cor do ano

Como trazer para o mundo físico aquilo que a mente imagina nem sempre é tarefa fácil. No que se refere à cor, por exemplo, por mais simples que possa soar para os leigos, definir o tom exato ou harmonizar uma paleta exige olhar treinado e uma expertise comum a poucos. Isso porque qualquer porcentual a mais ou a menos de determinado tom na fórmula que materializa as cores nos objetos pode criar ruído na mensagem que se deseja transmitir, uma vez que a cor tem um “poderoso efeito comunicador”.

Desde o ano 2000 a Pantone escolhe os tons que serão a cor do ano posterior, levando em conta a vibração, o nome e até mesmo o momento que as pessoas estão vivendo.

Essa ideia surgiu por conta do Bug do Milênio, quando as empresas e as pessoas não sabiam o que aconteceria no dia 01 e trouxe uma ansiedade para todos.

Naquele momento foi escolhido o Cerulean, chamada de “Cor do Milênio’, que é um azul clarinho, como a cor do céu. Ela trazia a mensagem de que as pessoas se tranquilizassem porque tudo iria sair da melhor forma e o resultado final seria muito positivo, como realmente foi. A Cerulean também tem essa mensagem de que todos nós, em desespero, olhamos para o céu, buscando em seu azul a tranquilidade, a paz, a proteção e a serenidade necessárias para se ultrapassar tempos difíceis.

Chegamos a 2021 com grandes desafios também, cercado de incertezas quanto ao futuro. Olhando esse cenário e analisando a gama de cores registradas em seus arquivos, Pantone escolheu para este ano duas cores:

São elas “17-5104 Ultimate Gray” e a “13-0647 Illuminating“.

O foco é expressar “força e positividade” e a escolha de duas cores desta vez, segundo a empresa, “salienta como elementos diferentes se encontram e criam positividade”.

PANTONE 13-0647 Illuminating‘ é um amarelo claro e animador que brilha com vivacidade, um tom de amarelo aconchegante com o poder solar.

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray‘ é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e que fornecem uma fundação firme.”

Que assim seja! Força e Positividade em nossos projetos!

Fonte: Gazeta do Povo e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.