Negócios

Oito erros que diminuem a sua casa visualmente

Imóveis com pouca metragem são perfeitos para um casal ou para quem mora sozinho, mas essa opção de moradia exige boas soluções de aproveitamento de espaços.

Se você mora em uma casa ou apartamento muito pequeno sabe que lidar com a falta de espaço pode ser complicado. Lidar com o lado físico da questão representa um desafio, principalmente quando tomamos decisões equivocadas na hora de decorar. Para tornar uma casa pequena mais aconchegante devemos prestar atenção em alguns detalhes importantes e evitar alguns erros que podem diminuir visualmente seus espaços. Nós contamos quais são eles.

1 – Não pensar na iluminação

Créditos: Site Habitissimo.

É uma regra muito clara da decoração: não desperdice a luz natural. E quando falamos de um ambiente reduzido esta regra se torna mais importante ainda, já que a luz possui o poder de fazer com que os espaços pareçam mais amplos. Sendo assim tente não obstruir as entradas de luz de seus ambientes, opte por cortinas com tecidos mais leves e translúcidos e por elementos arquitetônicos que permitam a passagem da luz como vidros e elementos vazados. Também é importante garantir um projeto luminotécnico eficiente para suprir os espaços durante a noite.

2 – Não priorizar as cores claras ou o equilíbrio das cores

Créditos: Site Habitissimo.

As cores desempenham um grande papel na decoração. Além de agradar o gosto pessoal também são capazes de interferir nas emoções e na aparência dos ambientes quanto ao tamanho. As cores escuras não estão proibidas, mas devem ser utilizadas com cautela, como pinceladas, e em combinação com cores mais claras para evitar o efeito de fazer com que os ambientes pareçam menores do que já são.

3 – Não distribuir os ambientes de maneira coerente

Créditos: Site Habitissimo.

Não pensar no estilo de vida e nas necessidades de sua família na hora de montar os ambientes pode ser um grande erro, já que isso dará lugar a espaços incômodos e atividades realizadas em um mesmo ambiente de maneira conflitiva. É importante pensar onde os móveis serão posicionados tanto para não obstruir passagens quanto para não desperdiçar áreas que poderiam ser melhores utilizadas.

4 – Não pensar no tamanho e nas quantidades de móveis e decoração

Créditos: Site Habitissimo.

Comprar os móveis por impulso ou pensando somente na estética e não na funcionalidade e no conforto é um grande erro. Os móveis devem ser escolhidos de acordo com o seu espaço disponível e sem esquecer de deixar livre as áreas de circulação. Outro detalhe importante é a quantidade, tanto dos móveis quanto dos elementos decorativos…. Para não errar lembre-se da regrinha: menos é mais!

5 – Não escolher o piso adequado

Créditos: Site Habitissimo.

Escolher pisos que são formados por peças muito pequenas podem comprometer o visual de seus ambientes e fazer com que pareçam menores ainda. Se possível escolha pisos sem emendas, como o porcelanato líquido ou cimento queimado, por exemplo. Ou entao peças maiores de pisos ceramicos ou laminados. Todas essas opções ajudam a criar uma sensação de continuidade fazendo com que o ambiente pareca maior.  

6 – Não manter os ambientes organizados

Créditos: Site Habitissimo.

Ter a casa bagunçada, cheia de coisas espalhas e fora do lugar somente fará com que seus ambientes se vejam mais saturados e consequentemente mais apertados. Portanto, tente manter sua casa organizada, guarde cada coisa em seu devido lugar e limpe frequentemente para que o que se destaque seja a decoração e o espaço em si e não a bagunça.

7- Se equivocar com o tamanho das cortinas

Créditos: Site Habitissimo.

Parece besteira, mas escolher as cortinas com tamanho errado pode fazer com que seus espaços pareçam menores. Cortinas muito curtas farão com que o teto pareça mais baixo e, pelo contrário, já as que se estendem até o chão farao com que pareçam muito mais alto. Da mesma forma devemos nos atentar para que o trilho da cortina fique o mais próximo possível do teto.

8 – Espaços muito compartimentados

Créditos: Site Habitissimo.

Contar com muitas divisões e paredes em casa fará com que o espaço se veja apertado, como se fosse um pequeno labirinto. A tendência de ambientes integrados este ai e funciona muito bem, principalmente quando falamos de espaços pequenos. Se possível opte por integrar os espaços sociais da casa deixando somente as áreas intimas isoladas. Que tal uma cozinha americana unida com sala de jantar e estar? O resultado será de ambientes fluidos, luz natural e espaços mais amplos e modernos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.