Enjoy

Vinhos nacionais para você conhecer.

Vinho

Vinhos nacionais para você conhecer – O brasileiro está consumindo mais vinho. Segundo o e-commerce Evino divulgou os resultados do ano passado. A compra de vinhos brancos cresceu 90% entre os paulistanos. Os rosados também cresceram 73% em relação ao ano anterior, mas o líder ainda é o vinho tinto que ainda é responsável por 80% do total das compras do site.

Sabendo disso, pedimos dicas de Vinhos Nacionais para o sommelier Diego Arrebola. Vencedor da última edição do Concurso Nacional e único brasileiro certificado com o Diploma ASI  (Association de la Sommellerie Internationale). Vamos a elas:

Vinho
Crédito: Divulgação

130 Brut é o mais emblemático produto entre os espumantes da tradicional Casa Valduga. Este corte de Chardonnay e Pinot Noir e produzido pelo método tradicional com 36 meses sur lie. Em adição a isso 8% do vinho base, da casta Chardonnay, passa por barricas, o que lhe confere ainda maior complexidade e textura de boca. O resultado é um vinho espumante rico e elegante, complexo e delicado, de grande versatilidade à mesa e bom potencial de guarda.

Vinho
Crédito: Divulgação

O nome já é intrigante: Paradoxo é um belo modelo da Cabernet Sauvignon trabalhado com muita competência, entregando um tinto fresco, de boa estrutura e longo final. A tradicional vinícola Salton encontra em vinhedos da Campanha Gaúcha, região mais quente e seca que a Serra, as condições ideais para a perfeita maturação desta exigente uva bordalesa, que ainda sendo a casta mais cultivada em todo o mundo, apenas em condições específicas entrega todo seu potencial, em vinhos nacionais complexos, longos e agradáveis, como este Paradoxo.

Vinho
Crédito: Divulgação

Os vinhos nacionais Cão Perdigueiro são produzidos de forma artesanal, sempre em pequenos volumes, pelo enólogo Arlindo Menoncin, que adquire as uvas de pequenos produtores parceiros. Essa casta de origem italiana esteve por muito tempo praticamente esquecida na Serra Gaúcha e apenas em tempos recentes passou a receber a atenção devida. Aqui encontramos um vinho “laranja”, categoria que abarca vinhos brancos produzidos como tintos, ou seja, em contato com as cascas durante a vinificação, o que resulta em um vinho com mais estrutura, amplitude de boca e complexidade. Uma escolha certeira com comidas ricas em aromas, sabores e especiarias, como a gastronomia oriental.

Escolha um vinho e aproveite a dica!

Resposta

  1. […] “videira”) é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Européia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.