Enjoy

Viagem: Praia flutuante no Panamá

Bali

A engenharia e a arquitetura são responsáveis por nos entregar grandes projetos, mostrando que não existe limite para a criatividade humana. O resorts Boca Bali está localizado em Bocas Town, cidade da ilha Colón que é parte do arquipélago de Bocas del Toro, um dos tesouros panamenhos que foi intitulado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Apesar de ser um paraíso, o Resort não tinha praia. Sim, a ilha não tinha faixa de areia para atender seu público e como afirmaram os proprietários do espaço, era a única coisa que faltava para o resort ser perfeito.

Para solucionar esta questão convidaram Andres Brenes, um arquiteto da Costa Rica que desenvolveu o projeto inicial para a praia.

“Conhecemos várias praias flutuantes no mundo [onde a praia é construída diretamente em cima da água] que teria sido muito mais fácil, mas não foi possível no nosso caso, pois danificariam os manguezais e os corais”, disse ele.

Segundo Brenes ,nenhum dos engenheiros e consultores globais conseguiram identificar outro projeto parecido com o projeto de praia aérea, e com certeza, se houver, não terá uma solução para o acesso a água como foi neste projeto.

Bali
Crédito: Divulgação

A Construção

O mais interessante é que a praia foi construída manualmente com muito pouco maquinário moderno.

“A parte mais difícil foi construir os degraus e a base em forma de piscina sobre a água e, em seguida, baixar a estrutura na água. Isso foi tremendamente estressante e ninguém, nem mesmo a Marazul [a equipe de gerenciamento do projeto] sabia se conseguiríamos fazer isso”.

Foram necessários cerca de nove meses para construir, acrescenta. Quanto à areia, Behm diz que é de origem local e fácil de manter. “Os ventos são muito suaves, então a maior parte da areia permanece no lugar –90 drenos posicionados na praia permitem que a água passe, mas não a areia. As palmeiras são plantadas em barris cheios de terra embutidos na estrutura para não interferir com o ambiente natural, e acrescentam aquela estética de ilha caribenha”.

Bali
Crédito: Divulgação

O Resort

O resort, inaugurado no ano passado, promete ser 100% autossustentável com captação de chuva e energia solar.

 Além disso suas 16 casas luxuosas sobre a água foram construídas em Bali e depois enviadas para o Panamá   todas as estruturas de construção sobre a água foram colocadas especificamente para evitar as interferências com os corais que cercam a ilha.

Algumas vêm com piscinas privativas, outras têm um piso de vidro embutido, permitindo que os hóspedes vejam a vida marinha abaixo. Já estão em desenvolvimento casas de bambu para serem instaladas em árvores que devem ser inauguradas ainda este ano.

Se você deseja colocar este paraíso no seu roteiro de viagens, as diárias começam em US$ 1,100 dólares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.