Negócios

Sobe o consumo de tintas sustentáveis

Dados da ABRAFATI apontam que 90% das tintas utilizadas em imóveis não usam solventes.

 

Um dado sobre a produção de tintas, tem chamado a atenção. Subiram as vendas de pinturas à base de água. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), alguns fabricantes demonstram preocupação com o uso de recursos naturais. O resultado é a redução de componentes químicos agressivos no processo de fabricação e uso de solventes orgânicos no produto. Isso traz ganhos ambientais, o que pode reduzir a emissão de VOCs (compostos orgânicos voláteis). Ainda segundo fontes da Associação, há uma busca de soluções mais sustentáveis, em termos de matérias-primas, formulação e todo o processo de produção. Atualmente isso é o principal direcionador da pesquisa e da inovação tecnológica no setor de tintas no Brasil.

Há diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela indústria de tintas e seus fornecedores no sentido de promover o atendimento às demandas de sustentabilidade. Um exemplo, é o alto investimento em técnicas e desenvolvimentos que permitem ter produtos com impacto ambiental minimizado. O resultado é um melhor uso de matérias-primas e produção mais eficiente com geração de menos resíduos.

Empresas inovam com tintas ecológicas, atendendo às normas nacionais e internacionais referentes ao uso de substâncias restritas.

 

Um exemplo é a empresa, Anjo Tintas, localizada em Criciúma (SC), que em 2020 inova ao apostar em produtos ecoeficientes e até tinta com garantia vitalícia.

A empresa, que no ano de 2019 vendeu mais de 60 milhões de litros de produtos para o mercado de tintas, busca a eco-sustentabilidade por meio do desenvolvimento de produtos com o selo Ecoeficiente, o que significa que o produto é desenvolvido com matéria-prima de fontes renováveis, menor quantidade de solventes na fórmula e menor emissão de poluentes na atmosfera.

Garantia vitalícia e com ação antibacteriana

A tinta  é indicada para pintura de paredes externas, internas e telhados. A garantia vale desde que preenchidos alguns requisitos técnicos. O produto, quando aplicado em telhados, reduz o calor e é isolante acústico. O uso da tinta garante a redução de até 3ºC na temperatura e de ruídos no ambiente em até 5 decibéis. Quando aplicado em paredes externas, evita microfissuras.

A ideia de desenvolver uma garantia vitalícia ao produto partiu do Diretor Presidente, Filipe Colombo, depois de analisar estudos e números sobre a tinta emborrachada. “Uma casa com telhado pintada externamente com a tinta emborrachada pode economizar até 32% do consumo de energia com ar condicionado”, diz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.