Negócios

Sistemas de Revestimentos – Tradicional x Nova tecnologia

No planejamento de uma obra um ponto que requer muita atenção por parte do engenheiro é a escolha do sistema de revestimento. E fica ainda mais complexo tomar uma decisão quando você entra numa loja de materiais de construção e descobre a infinidade de soluções disponíveis no mercado.  

 

Mas o que levar em conta? Como escolher o melhor sistema de revestimento para sua obra? Qual a melhor relação custo x benefício? Alguns pontos devem ser levados em consideração para esta tomada de decisão, como: se a área é externa ou interna, tipo de superfície, se o ambiente é úmido, seco ou mesmo o tempo da obra.  

Os revestimentos tradicionais mais conhecidos para este fim são o gesso e a massa corrida (acrílica ou PVA), mas o mercado dispõe atualmente de novas opções com mais tecnologia e que garantem um excelente acabamento. 

 

SOLUÇÕES TRADICIONAIS 

Umas das soluções mais populares de revestimento é a massa corrida. É uma boa opção para ambientes externos ou internos, pode ser aplicada em paredes que precisam ser rebocadas. Caso opte por este tipo de revestimento tradicional, vale ressaltar que para ambientes úmidos a melhor opção é a massa corrida acrílica, pois apresenta melhor resistência ao vapor de água. 

Vale ressaltar que esses produtos podem apresentar um pouco de poeira, porém menos que o gesso tradicional. As paredes, caso haja imperfeições ou não estiver no prumo, é necessário acertar com massa para reboco antes da aplicação.

Outra opção é o gesso de acabamento, que deve ser aplicado sobre superfícies planas sem saliências. Lembrando que deve ser produzida somente a quantidade que será utilizada, pois o produto tem secagem rápida e se não utilizado não poderá ser reaproveitado. Um outro ponto importante é que o gesso é mais indicado em obras que ainda não tem ocupação, pois no quesito lixamento produz muito pó, deixando mais resíduos no local para limpeza posterior. 

Importante o descarte do gesso. Este deve ser feito por empresas especializadas e licenciadas devido o produto ser altamente contagioso ao solo.

 

SOLUÇÕES MODERNAS 

 

 

Quando se trata de novas tecnologias, o mercado tem à disposição um novo produto: Argamassa Revestliso, produzido pela Ceramfix. 

Elaborado com cimento Portland cinza, agregados minerais, polímeros e aditivos especiais, possui duas apresentações: Revestliso Massa Niveladora e Revestliso Textura Camada Fina.

Ambas possuem alta resistência, aderência e tecnologia hidrorrepelente, protegendo assim a superfície onde foi utilizado da umidade.

Revestliso Massa Niveladora é ideal para acabamento de paredes e tetos substituindo o reboco tradicional, apresentado nas cores branco e cinza e podendo ser pintado ou revestido com Revestliso Textura Camada Fina para acabamento extraliso ou texturizado e pode ser utilizado tanto em concreto quanto drywall para áreas internas ou externas. Um ponto de destaque é que este produto, ao contrário dos tradicionais no mercado, também serve para regularizar sua parede, seja ela interna ou externa e estiver com pequenas imperfeições.

RevestLiso e Textura Camada Fina Colorido substitue a massa corrida, PVA, acrílica ou o gesso para acabamento além de reduzir significativamente o uso da lixa, diminuindo a poeira na obra trazendo ganho de tempo para o seu projeto. Além disso tem uma cartela específica de cores: branco, duna, marfim e camurça, que valorizam ainda mais o seu trabalho.

É mais moderno, prático, facilita o processo de limpeza e o melhor de tudo: traz o tão desejado acabamento perfeito e liso!

Para maiores informações e fichas técnicas destes produtos, click nos links abaixo:

Revestliso Massa Niveladora

Revestliso e Textura Fina Camada Colorido

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.