Negócios

SH garante rapidez, segurança e precisão à obra industrial no Paraguai

Projetos de edificações industriais, seja de construção ou ampliação, são sempre muito desafiadores para as construtoras. Reúnem frentes de engenharia detalhadas, com o fornecimento de equipamentos e materiais, montagem eletromecânica e logística complexa, tendo em vista que, na maioria das vezes, estas construções encontram-se afastadas dos centros urbanos. É o caso da ampliação de uma fábrica de gelatinas e peptídeos de colágeno, localizada  a 400 km de Assunção, que conta agora com mais três reatores em seu maquinário.

Responsável pelas intervenções, o primeiro desafio da Constructora Viaplan foi executar diferentes estruturas de concreto, com os mesmos equipamentos, no menor prazo possível e com segurança. “Para se ter ideia das dimensões locais, as paredes de concreto têm alturas superiores a 10 m, por isso foi necessária a utilização de equipamentos eficientes e que viabilizassem a concretagem e o acesso dos colaboradores, seguindo todos os protocolos de segurança”, explica o engenheiro civil Leonardo Schneider, supervisor da SH, responsável pelo fornecimento das soluções. 

A opção foi pelo Concreform SH®, que pode ser movimentado manualmente ou com auxílio de grua. É composto por painéis em chassis de aço galvanizado, conformado com um perfil especial, forrado com compensado plastificado de 15 mm. Com o uso de diferentes acessórios, a vantagem é que o modelo permitiu a execução de estruturas retas e curvas. Outra solução que compõe a obra de Minga Guazú é o LTT, empregado no escoramento das lajes de até 1,00 m de espessura e como andaime de acesso, em determinadas situações.

Após a primeira etapa da concretagem do reator biológico, foi possível utilizar os furos das Barras CF da etapa anterior como apoio à fase seguinte, assim como o remanejamento das formas para execução da lagoa de aeração. Este mesmo reator possuía uma mísula intermediária, com altura variável de concreto, chegando a um máximo de 1 m. Por isso, foi necessário o escoramento com a torre de carga LTT, inicialmente utilizada como andaime de serviço para montagem e concretagem.

“Graças ao conjunto de equipamentos adotados, foi possível minimizar a quantidade necessária de painéis e otimizar a logística da obra como um todo”, finaliza Schneider.

Para conhecer o portifólio completo de soluções da SH, acesse o site oficial e as redes sociais da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.