C3 Clube Negócios

Mercado Livre Arena Pacaembu recebe concreto especial Concreserv

concreto concreserv

Imagens: Divulgação_Concreserv

O Pacaembu, agora denominado Mercado Livre Arena Pacaembu, está em processo de restauro e modernização, executado pela concessionária Allegra Pacaembu, gestora local. A obra, que totaliza 45 mil m2 de novas áreas, está recebendo concreto da Concreserv, especializada em projetos de alta complexidade e grandes dimensões. 

As intervenções no estádio, inaugurado em 1940, contemplaram a construção de um edifício de nove andares, sendo quatro deles subterrâneos. Segundo o engenheiro civil Guilherme Chaves Gomes, diretor técnico da Concreserv, para esta etapa foi utilizado concreto bombeável com resistência de 35 Mpa. 

concreto Concreserv na Arena Pacaembu

Imagens: Divulgação_Concreserv

No subsolo da nova edificação, a maior parte da estrutura é de concreto pré-fabricado, no entanto, tudo que fica acima do nível térreo, o mesmo do largo Pacaembu, praça interna entre as edificações originais do Clube Poliesportivo, como o Ginásio Poliesportivo Mercado Livre; o Centro de Tênis Mercado Livre; e a Piscina Olímpica Mercado Livre, está sendo executado em concreto moldado in loco, técnica adotada na construção original e com resultados estéticos similares com os buscados para o projeto.

Vale lembrar que todo o processo de reforma, modernização e restauro teve como base o conjunto arquitetônico original, seguindo as aprovações dos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e das Secretarias Municipais competentes.  Por isso, para realizar o retrofit do conjunto existente, optou-se pela aplicação de concreto especial colorido, com pigmento marrom. 

Concreto da Concreserv para a Arena Pacaembu

Imagens: Divulgação_Concreserv

“Tivemos de testar em laboratório cerca de 20 mesclas de pigmentos para alcançar a cor desejada pelo cliente. Esse concreto foi empregado em maior quantidade nos camarotes do estádio. A cor ficará aparente em parte da fachada e demais elementos estruturais”, explica o engenheiro. 

Desde o início da obra, foram utilizadas mais de 3 mil betoneiras, com um total de 23.676,5 m3 de concreto fornecido até o momento. Outras edificações receberão concreto parcial da Concreserv, como o ginásio de esportes, quadra de tênis, piscina olímpica e demais instalações.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.