C3 Talks

C3 Talks | José Marmo – Parte 01

josé marmo comenta industrialização em obras

Prosseguindo com a série de entrevistas sobre industrialização, neste episódio do C3 Talks, oferecido pela Portobello, mergulhamos fundo no mundo da construção industrializada on-site com o renomado consultor e engenheiro civil José Marmo, sócio-fundador da @lliance FBT. A conversa, conduzida pelo sócio da GP&D, Alexandre Britez, revelou insights valiosos sobre a evolução da construção civil em paralelo às revoluções industriais.

O bate papo se inicia com Marmo compartilhando sua trajetória profissional desde os primeiros passos na construtora Gomes de Almeida Fernandes e sua posterior expansão para Gafisa S.A. Destacando as inovações pioneiras adotadas nos empreendimentos que atuou, o engenheiro relembra a importância que a referida construtora teve para o mercado ao popularizar soluções de maior eficiência, como Shafts HGI e as bacias sanitárias com caixa acoplada.

Conhecido como um grande visionário, o convidado desenvolve uma interessante analogia entre as revoluções industriais históricas e as revoluções tecnológicas na construção civil. Desde a Construção 1.0 até a atual Construção 4.0, o avanço dos processos e sistemas construtivos foram delineados, destacando os ganhos obtidos com essa evolução, como aumento de eficiência e redução de resíduos.

Ao abordar sobre a realidade atual do setor, o consultor traz o seu conceito sobre “mundo digital” na indústria construtiva, que em sua visão representa a convergência da 3ª e 4ª revolução industrial, unindo hardwares e softwares. Para ele, a integração dos meios resultará em uma plataforma poderosa possibilitando a coleta massiva de dados e o monitoramento em tempo real do desempenho das edificações ao longo de sua vida útil.

A entrevista também ressaltou a importância das companhias full build technology (Cia. FBTech), na implementação bem-sucedida de plataformas industrializadas em empresas tradicionais. Segundo José Marmo, as FB Tech’s são indispensáveis nesse processo de transição para um sistema construtivo completo e sustentável, atuando como influenciadoras desde o desenvolvimento do projeto até a entrega do empreendimento. 

Tomando como exemplo o modelo de negócio da @lliance FBT, o convidado finaliza sua participação ilustrando os principais aspectos que caracterizam uma companhia full build technology, sendo estes: tecnologia dominante, legado (respaldo técnico), sistema operacional e processador.

O segundo episódio da trilha sobre industrialização na construção está imperdível. Assista agora a entrevista completa de José Marmo com Alexandre Britez e vislumbre um futuro promissor, impulsionado pela inovação e pela integração digital.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.