Negócios

Saiba como preservar o telhado contra ventos e chuvas

Especialista cadastrado no GetNinjas dá dicas sobre instalação e manutenção de telhas e telhados.

Devido a passagem do ciclone bomba na região Sul do país, muitas pessoas já estão à procura dos consertos causados pelo desastre. O telhado é um dos principais componentes de uma casa, já que permite que ela fique devidamente vedada contra chuvas e infiltrações. Para isso, é preciso se atentar a alguns detalhes no momento da compra e, principalmente, na hora de definir um profissional qualificado que possa avaliar tecnicamente.

Ledoir Varela, mestre de obras especializado em conserto de telhados que atende pelo GetNinjas, maior app de contratação de serviços da América Latina, preparou algumas dicas sobre como preservar e manter firme o telhado contra ventos e chuvas fortes.

O telhado ideal

Telhas de concreto podem ser uma boa opção. Créditos: Divulgação.

Antes de tudo, é preciso consultar um profissional para saber qual o tipo de telha é o mais adequado e seguro para a casa. “Existe um estudo técnico que deve ser feito antes da compra do telhado, que envolve tamanho, peso, medida e porcentagem por metro quadrado e que são fundamentais para tomar os devidos cuidados na hora da instalação. E para evitar destelhamentos com ventos e chuvas fortes, é preciso escolher uma telha vitrificada, porque ela se mantém limpa, além de não ser um material poroso”, comenta o profissional.

Além disso, existem diversos tipos de telhados que devem ser levados em consideração para a escolha no momento da compra. Alguns deles, são: cerâmica, esmaltada, PVC, concreto, fibrocimento e de vidro, por exemplo. De acordo com Ledoir, essa variação vai depender do tipo de estrutura existente na casa e a escolha deve ser feita de acordo com as condições e características do imóvel.

Do telhado ao chão

A impermeabilização de telhados também é uma técnica utilizada e que visa proteger o imóvel. Créditos: Divulgação.

 Para uma casa que acabou de ser construída ou mesmo um novo cômodo, é necessário instalar o telhado para manter o ambiente devidamente protegido da chuva, dos ventos e de outras intempéries. Por isso, as calhas e rufos também são fundamentais para o escoamento, especialmente em casas cuja inclinação ou as características do telhado não permitam que a água escoe da maneira correta.

O profissional ressalta a importância de observar a aparência da telha por baixo também. “Internamente, o telhado pode apresentar desalinhamento. Neste caso, com a ajuda de um especialista, é possível avaliar possíveis avarias”. A impermeabilização de telhados também é uma técnica utilizada e que visa proteger o imóvel, além de evitar que os ambientes internos sejam afetados por pontos de infiltração.

Como preservar o telhado

Créditos: Divulgação.

Geralmente, os cupins são os maiores causadores do enfraquecimento do telhado. Porém, Ledoir conta que isso ocorre somente em telhas moles. “Existe uma telha específica para o telhado, conhecida como angelim-pedra, que é uma das mais recomendadas para preservar o telhado de uma casa. Já fiz a manutenção de casas que tinham esse mesmo material de forma intacta, por mais de 20 anos”.

Ledoir explica, também, que não é recomendado subir no telhado para realizar limpezas com frequência. “Para evitar ter que pagar um profissional para realizá-la periodicamente, é possível fazer uma pintura de hydronorth, por exemplo, que vai manter as telhas limpas por muito mais tempo”. Para ele, existem diferentes tipos de manutenção, mas dependendo da situação que está o telhado, é mais seguro e viável refazer a instalação do zero. E somente por meio de uma visita técnica, é possível definir isso”, complementa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.