Negócios

Pisos vinílicos proporcionam conforto térmico dentro de casa

O produto é visto como uma opção acessível para as variações de clima e ágil na manutenção.

 

Os efeitos da amplitude térmica são largamente conhecidos pelos brasileiros: a temperatura varia rapidamente de um dia para outro, ou, no mesmo dia.

No verão, por exemplo, é comum que o calor aqueça em demasia os acabamentos em geral, o que gera desconforto nos espaços internos e prejudica as noites de sono.

Por outro lado, durante o inverno, os chamados ‘pisos frios’ – como porcelanatos e pedras naturais – deixam os ambientes ainda mais gelados, tornando o caminhar descalço totalmente desagradável.

Porém, existe um caminho entre o conforto e a sofisticação.

Hoje, existe no mercado, a opção do piso vinílico. Uma solução mais adequada para equilibrar as variações do clima nos ambientes internos por agregar soluções de design e desempenho. Foto: Divulgação.

 

Para quem já conhece, o piso vinílico e PVC descrevem o mesmo material: piso composto de PVC, minerais e aditivos, que pode vir em mantas, em placas ou réguas. É um piso leve, aplicado de preferência sobre contrapiso liso, normalmente com cola específica. O piso vinílico tem algumas vantagens: em geral tem preço acessível, a aplicação é fácil e rápida, e, por ser razoavelmente flexível, resiste bem a impactos e reduz o barulho no ambiente.

Se a temperatura ambiente não é um problema aos vinílicos, é possível agregar ainda mais conforto com as opções amadeiradas, que proporcionam sensações de aconchego e acolhimento característicos da madeira.

Podem ser aplicados em áreas internas e “secas”, como salas, quartos, e até mesmo cozinhas e lavabos, desde que esses ambientes não sejam lavados. Não são recomendados para banheiros, áreas de serviço e terraços, onde a água pode descolar o piso. O piso vinílico é uma manta flexível, o ideal é que ele seja aplicado sobre contrapiso desnivelado e bem seco.

Um exemplo deste material é a linha da Tarkett, que dispõem de modelos residenciais em diferentes formatos e tonalidades amadeiradas para paginações criativas em pisos e paredes de quartos, salas de estar e áreas de circulação íntimas.

Variavelmente do porcelanato ou do laminado, cujas superfícies são rígidas, o vinílico apresenta textura macia e agradável. Possui uma boa acústica e permite ainda eliminar o incômodo ruído dos passos.

Uma das principais características desse piso é a facilidade na limpeza, basta um pano úmido no dia a dia ou uma solução de água e detergente neutro para remover aquela sujeira mais pesada. Depois de molhar e limpar a sujeira, é importante passar um pano seco logo em seguida para preservar a beleza do piso. Excesso de água pode danificar o revestimento.

 

O piso é também é apropriado para empresas: hospitais, escolas, hotéis, escritórios, lojas e campos desportivos. Foto: Divulgação.

Os pisos vinílicos apresentam maior resistência à riscos, e proporcionam conforto térmico e acústico ao ambiente. Por essas e outras vantagens, o piso vinílico é cada vez mais utilizado, especialmente, em casas com animais de estimação e com crianças.

Apesar de ser muito resistente e aceitar água, o piso vinílico não é recomendado para áreas externas, pois não deve ficar exposto à ação do tempo como raios solares que desbotam as cores e prejudicam a camada de proteção do piso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.