Negócios

ONU lança declaração de arquitetura sustentável

ONU

O renomado arquiteto britânico Norman Foster, fundador da Foster + Partners, lançará em outubro uma declaração de sustentabilidade para arquitetos elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Declaração de San Marino, como é chamada, engloba um conjunto de práticas e padrões que devem ser aderidos por profissionais de arquitetura e decoração, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da entidade internacional.

O texto, organizado pelo Comitê de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Gestão do Território da ONU, pedirá que os profissionais do segmento defendam princípios de apoio ao desenvolvimento sustentável e à criação de habitações seguras, saudáveis, inclusivas e climaticamente neutras. A declaração abordará também questões de urbanismo e infraestrutura urbana.

Além disso, a carta pedirá ainda que os arquitetos respeitem a identidade e o patrimônio cultural das regiões e dos edifícios.

De acordo com Foster, em entrevista à Dezeen, o documento é equivalente ao juramento que os médicos da Grécia antiga faziam para manter os padrões éticos. Por meio da declaração, a ONU espera fazer com que arquitetos, engenheiros, gestores públicos e desenvolvedores se comprometam a criar um ambiente construtivo mais saudável e ecológico.

Não é de hoje que a arquitetura mundial vem buscando ser mais sustentável e para isto alguns pontos são fundamentais: considerar o local da construção, e se possível evitar desmatamento no entorno.

A escolha do material também passa por este processo, pensando desde a matéria prima escolhida, a cadeia de fornecedores (privilegiando os locais) e soluções inovadoras.

Com relação a energia limpa, diversos projetos já contemplam telhas que produzem energia e alguns empreendimentos já falam de fazenda solar e outros utilizam telhados verdes para gerar maior conforto térmico.

Quanto ao urbanismo, a adoção de praças e parques por partes de empreendimentos é outra iniciativa bastante utilizada no mercado, como os cases da Tegra e MBigucci entre outras, que buscam sempre revitalizar as áreas do seu entorno.

Fonte: Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.