Mercado

Construção Sustentável: Por Que Ela Virou Prioridade no Setor

Construção Sustentável: Por Que Ela Virou Prioridade no Setor

O mercado mudou: o que antes era tendência virou exigência de clientes, investidores e órgãos reguladores. Isto é, a construção sustentável saiu do discurso e passou a impactar a reputação das empresas, o acesso a financiamentos e a valorização dos empreendimentos. 

É importante se preocupar com isso porque a construção civil ainda é responsável por cerca de 21% das emissões globais de CO₂, segundo a ONU. Além disso, os resíduos de obra continuam sendo um problema sério nas grandes cidades brasileiras.

Ou seja, apesar dos desafios históricos do setor, é possível fazer diferente a partir da construção sustentável. Quer dizer, escolhas mais inteligentes de materiais, métodos e gestão conseguem diminuir custos operacionais, gerar menos resíduos e criar imóveis mais valorizados e duradouros.

Neste conteúdo, reunimos tudo o que você precisa saber para entender e aplicar a construção sustentável de forma estratégica:

  • O que é construção sustentável?
  • Por que adotar práticas sustentáveis na construção civil?
  • Principais técnicas de construção sustentável

O que é construção sustentável?

A construção sustentável envolve um conjunto de práticas que visam minimizar impactos ambientais. Com isso, a ideia é promover a eficiência no uso de recursos naturais durante todas as fases do ciclo de vida de um edifício.

Isso pode ocorrer com a escolha de matérias-primas de fontes renováveis e com baixo impacto ambiental – fundamentais para maior durabilidade e a sustentabilidade do projeto. Então, percebe como a construção sustentável também é uma oportunidade de posicionar sua empresa como líder inovador no setor?

Afinal, adotar os fundamentos da construção sustentável possibilita antecipar demandas do mercado e agregar valor real aos seus projetos. Quer entender melhor? Então, conheça o projeto construído por um dos nossos parceiros, a Guardian Glass.

Guardian Glass e a Casa del Desierto

A empresa encabeçou a construção da Casa del Desierto, localizada no deserto de Gorafe, na Espanha. A propriedade foi projetada para ser autossuficiente em energia e independente de fontes externas de gás e eletricidade.

Isso porque, o projeto contou com o uso de vidros inteligentes da Guardian Glass – além de outros elementos sustentáveis. Eles são úteis ao melhorar o isolamento térmico e acústico para trazer maior conforto térmico e eficiência energética, adaptando-se a todas as estações do ano. Então, gostou da proposta?

Por que adotar práticas sustentáveis na construção civil?

Praticar a sustentabilidade é uma escolha ética e uma decisão inteligente que impacta positivamente custos, prazos e reputação. A seguir, entenda por que essa abordagem é relevante atualmente!

Redução de custos e otimização do tempo

Construir de forma sustentável significa aproveitar melhor os recursos, reutilizar materiais e planejar com eficiência. Isso reduz desperdícios e evita atrasos comuns em obras tradicionais, resultando em projetos mais econômicos e ágeis.

Preservação dos recursos naturais

Assim como a indústria da construção pode consumir muito, ela também pode ser parte da solução. Quer dizer, o segmento da construção civil emite 139 milhões de toneladas de gases anualmente, segundo dados da Setec.

Sendo assim, buscar alternativas que minimizam a exploração dos recursos naturais, como o uso de materiais reciclados ou fontes renováveis, equilibrando desenvolvimento e preservação ambiental.

Eficiência energética 

Pense em um edifício convencional, que depende 100% da rede elétrica e precisa de ar-condicionado o dia todo para manter o conforto térmico. Agora imagine um edifício sustentável, com painéis solares, ventilação cruzada natural, vidros inteligentes e iluminação LED automatizada.

Além de reduzir o consumo de energia, ele diminui custos operacionais e aumenta o conforto dos usuários. O resultado disso tende as ser um imóvel mais valorizado, mais eficiente e alinhado com as novas exigências do mercado e dos órgãos reguladores.

Tenha em mente que essa mudança de comportamento já é visível no mercado. Um estudo do Grupo OLX mostrou que cerca de 4 em cada 10 brasileiros já preferem imóveis com soluções sustentáveis. Isso é válido mesmo se houver um investimento maior na compra. 

Resiliência e inovação colaborativa

No C3, sabemos que soluções inovadoras nascem da troca de conhecimento e parcerias estratégicas. Logo, ao adotar práticas sustentáveis, sua empresa se conecta a uma rede que valoriza a inteligência coletiva. Isso fortalece a capacidade de inovar e de criar empreendimentos que fazem a diferença no mercado.

É como trocar uma lâmpada comum por uma LED: pode parecer um detalhe. Entretanto, no fim do mês, a diferença aparece na conta, e no longo prazo, no bolso, no conforto e até na imagem da empresa. Entendeu?

Principais técnicas de construção sustentável

Confira abaixo algumas das principais técnicas de construção sustentável adotadas por empresas parceiras como a VGCO e a Guardian Glass.

Retrofit e requalificação de edificações

Atualiza construções antigas com foco em eficiência energética, acessibilidade e reaproveitamento estrutural. Isso reduz a necessidade de demolição e consumo de novos materiais.

Eficiência energética e uso de fontes renováveis

Uso de painéis solares fotovoltaicos, iluminação LED automatizada e vidros inteligentes – como as da Guardian Glass –, que controlam entrada de calor e luz natural. Essas técnicas contribuem para reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto térmico.

Gestão e economia de água

Por exemplo, que tal adotar sistemas de reuso de água cinza, captação de água da chuva e dispositivos economizadores de vazão? Essa é uma prática integrada por empresas como a VG Com, que desenvolve soluções para reduzir o consumo hídrico em instalações corporativas e industriais.

O papel do C3 na promoção da construção sustentável

A verdade é que construir de forma sustentável deixou de ser tendência e virou um caminho inevitável para se destacar no setor. Além de reduzir impactos ambientais, adotar essas práticas ajuda a cortar custos, melhorar a reputação da empresa e entregar projetos mais eficientes e valorizados. 

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto e conhecer outras soluções na construção civil? Então aproveite para conferir a 4ª edição da nossa revista! Nela, você vai encontrar conteúdos exclusivos sobre construção sustentável, inovações do mercado e exemplos para aplicar no seu dia a dia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.