Negócios

Idosos já passam de 10% da população.

Idosos

Idosos já passam de 10% da população. Nos últimos dias estamos vendo muitas notícias sobre a vacinação, mas o que tem chamado a atenção é o número de brasileiros que já passaram dos 100 anos, mais de 30 mil brasileiros são centagenários.

Levando em conta os dados do IBGE, o Brasil já conta com mais de 28 milhões de idosos e um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo apontou que cerca de 93,9% das ocorrências de acidentes relacionadas a pessoas com mais de 60 anos foram provocados por quedas e 65,6% dos casos eram da própria altura do paciente, ou seja, não estavam relacionadas a grandes alturas.

Criar um ambiente seguro, livre de obstáculos pode ser o começo desta jornada e alguns detalhes são de simples execução.

  • Diga adeus aos tapetes

Inegável que eles dão um toque de charme ao ambiente. Mas se reside um idoso no local, a segurança dele pode depender da decisão de remover os tapetes.

  • Garanta boa iluminação

Todos os cômodos, e principalmente corredores, precisam estar bem iluminados. Instale interruptores em locais de fácil acesso. Uma boa dica são os sensores de presença.

  • Instale barras de apoio

São clássicas e 100% mandatórias em uma casa segura para idosos. Devem ser instaladas em cantos estratégicos, geralmente lugares que eles passam com mais frequência.

  • Cuidado com degraus e escadas

É comum em algumas casas que certos cômodos estejam em desnível, portanto esses degraus precisam ser nivelados com rampas e corrimãos que são muito úteis na prevenção de escorregões e quedas.

  • Adapte os banheiros

Além das barras de apoio para prevenir acidentes, é essencial que todo o banheiro seja avaliado: piso antiderrapante, tapetes de borracha no box, elevar o assento sanitário são detalhes que podem trazer maior segurança e independência ao idoso.

  • Opte por móveis com pontas arredondadas

Lesões são mais facilmente infligidas nas pessoas de maior idade. E são mais sentidas também. Portanto, para o bem-estar e segurança dos idosos, opte por móveis de pontas arredondadas ou compre cantos de silicone e aplique nos lugares pontiagudos.

  •  Organize os fios:

Fios espalhados pelo chão são perigosos para qualquer um que esteja transitando pelo ambiente. Numa casa segura para idosos os fios e cabos de equipamentos eletrônicos, precisam estar fixos na parede, com a ajuda de canteiras ou fitas apropriadas.

  •  Instale grades de proteção:

Caso residam em apartamentos as grades e redes de proteção nas janelas e na varanda podem ajudar em caso de um mal-estar.

São pequenos detalhes que ajudam a manter a independência e a segurança dos que mais amamos.

O mercado da construção civil deve ficar atento aos desafios e oportunidades que surgem deste novo cenário, uma vez que a inversão da pirâmide etária no Brasil é uma realidade bem próxima já que a maior parte da pirâmide está na fase adulta e com o número de nascimentos diminuindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.