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Ontem o governo do Estado de São Paulo realizou um evento para a descida da roda de corte da máquina que fará a escavação do trajeto sul da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. A montagem do equipamento ocorrerá ao longo dos próximos meses, com previsão de início da abertura do túnel até o fim de dezembro nas grandes obras.

Popularmente chamada de “tatuzão”, a máquina tuneladora tem 10,6 metros de diâmetro, 109 metros de extensão e 2 mil toneladas. A capacidade de perfuração é de 12 metros por dia, com 45 pessoas na operação. Além disso, possui um refeitório interno, uma cabine de enfermagem e uma cabine de comando.

A roda de corte fica na parte frontal da máquina, responsável por “cortar” o solo. “É a principal peça responsável por ir escavando”, apontou André de Angelo, diretor da Acciona, empresa espanhola que integra a concessionária Linha Universidade, responsável pela obra. A perfuração começará nas imediações da Ponte da Freguesia do Ó.

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Crédito: Divulgação

Você sabia?

Foi em abril de 2013 que a máquina de perfuração de cerca de 17 metros de largura chegou em Seattle depois de deixar o Japão três semanas antes. A máquina de fazer túnel, apelidada de Bertha, foi enviada para a cidade dos EUA em mais de 40 peças, pesando 6.700 toneladas no total e quatro meses depois, foi remontada e pronta para começar a cavar.

Quase quatro anos depois, em 4 de abril de 2017 e 3 anos de atraso devido a um grande reparo, Bertha atravessou seu poço de desmontagem, marcando o final do túnel de 2,8 quilômetros de comprimento. Medindo 100 metros de comprimento, Bertha não só perfurou o túnel, mas também instalou uma parede de reforço de concreto ao longo dela. Durante os meses seguintes, os trabalhadores desmontaram a máquina e removendo-a do túnel usando guindastes.

A máquina de perfuração (TBM) de US $ 80 milhões foi fabricado pela empresa japonesa Hitachi Zosen Corp., uma empresa que criou com sucesso mais de 1.300 máquinas de tunelamento, uma série de projetos de túnel de grande diâmetro.

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