Mercado

Grandes obras

obras

Ontem o governo do Estado de São Paulo realizou um evento para a descida da roda de corte da máquina que fará a escavação do trajeto sul da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. A montagem do equipamento ocorrerá ao longo dos próximos meses, com previsão de início da abertura do túnel até o fim de dezembro nas grandes obras.

Popularmente chamada de “tatuzão”, a máquina tuneladora tem 10,6 metros de diâmetro, 109 metros de extensão e 2 mil toneladas. A capacidade de perfuração é de 12 metros por dia, com 45 pessoas na operação. Além disso, possui um refeitório interno, uma cabine de enfermagem e uma cabine de comando.

A roda de corte fica na parte frontal da máquina, responsável por “cortar” o solo. “É a principal peça responsável por ir escavando”, apontou André de Angelo, diretor da Acciona, empresa espanhola que integra a concessionária Linha Universidade, responsável pela obra. A perfuração começará nas imediações da Ponte da Freguesia do Ó.

obras
Crédito: Divulgação

Você sabia?

Foi em abril de 2013 que a máquina de perfuração de cerca de 17 metros de largura chegou em Seattle depois de deixar o Japão três semanas antes. A máquina de fazer túnel, apelidada de Bertha, foi enviada para a cidade dos EUA em mais de 40 peças, pesando 6.700 toneladas no total e quatro meses depois, foi remontada e pronta para começar a cavar.

Quase quatro anos depois, em 4 de abril de 2017 e 3 anos de atraso devido a um grande reparo, Bertha atravessou seu poço de desmontagem, marcando o final do túnel de 2,8 quilômetros de comprimento. Medindo 100 metros de comprimento, Bertha não só perfurou o túnel, mas também instalou uma parede de reforço de concreto ao longo dela. Durante os meses seguintes, os trabalhadores desmontaram a máquina e removendo-a do túnel usando guindastes.

A máquina de perfuração (TBM) de US $ 80 milhões foi fabricado pela empresa japonesa Hitachi Zosen Corp., uma empresa que criou com sucesso mais de 1.300 máquinas de tunelamento, uma série de projetos de túnel de grande diâmetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.