Mercado

Energia: Saiba como evitar acidentes elétricos em obras de construção civil

Quando o assunto é segurança na construção civil, todo cuidado é pouco. Unida ao fator eletricidade, os riscos com acidentes costumam aumentar ainda mais, pois qualquer desatenção pode ocasionar sérios acidentes. Nesse sentido, para que todos os serviços envolvendo eletricidade sejam realizados de forma segura na obra, a Equatorial Maranhão dá dicas de como evitar possíveis acidentes elétricos na construção civil.

Seja em construções de pequeno, médio ou grande porte os cuidados com a segurança devem ser constantes. Segundo o levantamento do Anuário realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas em 2019, foram registrados mais de 30 acidentes fatais envolvendo energia elétrica em decorrência de construções civis no Brasil. Eletricistas profissionais, pintores e técnicos autônomos representam as principais vítimas dos acidentes desta natureza. 

Crédito: Divulgação

O executivo Segurança da Equatorial Maranhão, Francisco Wagner Calzavara, explica que a maioria dos acidentes envolvendo eletricidade poderiam ser evitados. “Os acidentes nas construções civis servem de alerta a respeito dos procedimentos incorretos relacionados à energia elétrica. O principal fator de risco para ocorrência de acidentes é o descumprimento e/ou desatenção dos profissionais com as medidas de segurança, entre elas, a proximidade das obras com a rede elétrica.” Explica Francisco. 

Para evitar possíveis acidentes com a rede elétrica, Francisco alerta que apenas profissionais especializados devem ser contratados para execução da construção. “Mesmo em construções de prédios, casas ou manutenções preventivas, a contratação de profissionais experientes é essencial para evitar acidentes. Pedreiros, técnicos e motoristas de retroescavadeiras mais experientes já estão familiarizados com as medidas segurança, como manter a distância segura da rede.” Alerta o executivo de Segurança. 

Confira algumas dicas de como evitar riscos elétricos na construção civil: 

  • Mantenha uma distância segura da rede elétrica:No momento da construção, os andaimes devem considerar a distância mínima de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical. Use sempre tapumes ou andaimes com anteparo que permitem isolar a área de trabalho e impeçam a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica; 
  • Antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, vergalhões, certifique-sede que não há risco de encostar na rede elétrica; 
  • O uso dos EPIs é indispensável: Os equipamentos de proteção individual são obrigatórios por lei e são fundamentais para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos na obra;  
  • Contrate profissionais experientes na área: Toda instalação elétrica deve ser feita por eletricistas profissionais; 
  • Cuidados com veículos de grande porte:Ao operar caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras fique atento para que o veículo não toque na fiação elétrica. 

A Equatorial Maranhão reforça ainda que, se alguém for vítima de choque elétrico, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. Ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193, para que a vítima receba os devidos cuidados. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso isolar o local e acionar a distribuidora pela Central 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente. 

Fonte: O Maranhense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.