Mercado

Denver Imper Soprema conquista certificação PQ-IBI / IBELQ

PQ-IBI / IBELQ

A Denver Imper, agora Soprema, e patrocinadora do C3 está comemorando a conquista da certificação PQ-IBI/IBELQ.

Todos sabemos que um dos grandes problemas dos consumidores é ter a certeza de que estão comprando os produtos corretos e no caso da construção civil isto não é diferente.

Apesar das diversas normas técnicas que orientam a produção e comercialização dos itens utilizados em uma obra, não é garantido que os produtos comprados pelas empresas atendam corretamente as normas ABNT -NBR a que estão relacionadas – e isso ocorre também com os Impermeabilizantes, mesmo sendo uma linha de produtos de alta responsabilidade que interfere diretamente na qualidade e na durabilidade de uma obra.

Para os construtores terem a devida segurança é preciso ter um custo extra para contratação de laboratórios externos para realização de ensaios e fornecimento de laudos a fim de garantir a qualidade dos produtos que serão utilizados em seus projetos.

Sabendo disso o IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização criou o PQ-IBI/IBELQ, um programa de qualidade para certificar os produtos das empresas associadas. A criação de um selo é uma forma de garantir ao mercado que o produto utilizado cumpre de fato com os requisitos das normas correspondentes.

Para realizar esta certificação foi selecionado o IBELQ – Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação, que possui um sistema de abrangência nacional que estabelece critérios e define sistemática, em conformidade com requisitos nacionais, para a Certificação de Produtos.

Nesta etapa do programa participaram empresas fabricantes de manta asfáltica, argamassa polimérica para impermeabilização e fita asfáltica autoadesiva.

Todas as empresas tiveram suas fábricas inspecionadas, e todos os processos de garantia da qualidade e controle de qualidade avaliados. Amostras dos produtos foram coletadas de forma aleatória pelo IBELQ e ensaiadas pelo Instituto Falcão Bauer de acordo com os requisitos das normas da ABNT. Este programa de certificação implica em um acompanhamento periódico do IBELQ para garantir que tanto o processo fabril como de controle de qualidade e performance dos produtos atendam as respectivas normas.

A divulgação desta certificação aconteceu no último dia 04 de maio e o mais interessante neste processo de certificação é o fato de ser contínuo, ou seja, as empresas terão seus processos inspecionados anualmente, enquanto os produtos terão avaliação semestral com amostras recolhidas de forma aleatória em obra e pontos comerciais para novos ensaios de acompanhamento e validação.

A Denver Imper Soprema foi a única empresa a receber certificação de seus produtos em todas as categorias avaliadas, com destaque para o fato de ser a única a ter quatro tipos de mantas asfálticas certificadas, além de também ser a única empresa com certificação para argamassa polimérica para impermeabilização e fitas asfálticas autoadesivas. Em breve este selo estará estampado nas embalagens dos produtos da empresa, demonstrando assim a responsabilidade da empresa em fornecer produtos de qualidade para seus clientes.

Sergio Guerra, diretor geral da Denver Imper Soprema, afirma que o grande beneficiado neste projeto é o construtor, que passa a ter acesso a produtos certificados, reduzindo custos extras e problemas futuros.  Ele afirma que “é um sinal de maturidade das empresas dar este primeiro passo rumo a certificação de produtos do setor, e quanto mais os construtores exigirem de seus fornecedores produtos certificados, mais e melhor o setor irá se desenvolver!

Estamos muito orgulhosos em ser a empresa com atuação no Brasil com a maior quantidade de produtos certificados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.