Negócios

Metaverso na construção civil: veja 4 aplicações e benefícios

metaverso

Considerada uma das maiores tendências de tecnologia para os próximos anos, o metaverso se destaca com uma solução inteligente, capaz de revolucionar os negócios e ultrapassar as barreiras que a pandemia trouxe, inclusive na construção civil.

No cenário da construção civil, o metaverso permite eliminar fronteiras entre o mundo físico e o digital. A solução pode ser utilizada, por exemplo, desde projetos utilizando a metodologia BIM até a apresentação do lançamento de empreendimentos, com o uso de ferramentas que eliminam a necessidade da presença física.

Quais são as principais aplicações do metaverso na construção civil?

Quando falamos em tendências tecnológicas, claro que a construção civil não poderia ficar de fora disso. Nessa área, a tecnologia está voltada para a colaboração virtual e a simulação em tempo real, na qual criadores, designers, pesquisadores e engenheiros podem conectar os principais dispositivos de projetos para colaborar e renovar o espaço virtual compartilhado. 

A seguir, separamos as principais aplicações do metaverso na construção civil.

      1.Lançamentos em 3D

Os lançamentos em 3D já são uma realidade para diversas construtoras e principalmente incorporadoras na hora da apresentação de seus projetos aos clientes, por meio de maquetes arquitetônicas e estruturais. Isso ajuda muito no processo de venda da empresa, já que o cliente consegue avaliar o empreendimento. Da mesma forma, a empresa consegue minimizar os erros, reduzir o tempo e a mão de obra envolvida no processo. É importante destacar que, com o metaverso, o cliente terá a experiência de se sentir dentro da própria casa, a partir da perspectiva digital do que o espera no mundo real. 

     2.Realidade virtual

No caso da realidade virtual, é possível oferecer aos clientes a oportunidade de conhecer os seus imóveis sem precisar sair de casa. A empresa pode criar um Tour Virtual 360° personalizado, que reduz significativamente os custos com visitas e melhora a experiência do cliente. Além de contar com dados de acesso e visitas, tudo isso de maneira simples e prática.

metaverso

    3.Gamificação nas visitas

Como vimos, já existem opções de tour com visão 360°, mas as possibilidades aumentam com o metaverso. Imagine entrar no elevador, subir o prédio e conhecer todo o apartamento decorado, além de poder se relacionar com outras pessoas dentro desse ambiente, a partir de avatares. Com o metaverso, a possibilidade de uma tecnologia que une imersão e integração do mundo virtual e “real” é totalmente possível. 

    4.Gêmeos digitais

O conceito de gêmeos digitais está relacionado às representações de projetos, assim como a realidade virtual. Por exemplo, em um prédio construído no ambiente digital, é possível simular ações do tempo e de condições climáticas, por meio do input de diversos dados e do uso de inteligência artificial.

Isso possibilita calcular características como pressão, disposição de peso, vento e outros aspectos naturais. Sendo assim, a tecnologia é útil nas simulações digitais de projetos, o que fornece uma resposta ideal sobre qual a melhor maneira de projetar um empreendimento, evitando, assim, problemas de estrutura e erros de planejamento.

Quais são os benefícios do uso do metaverso na construção civil?

Sem dúvidas, a tecnologia é uma grande aliada no setor da construção civil e pode surpreender de forma inovadora com o uso do metaverso. Com essa ferramenta, é possível oferecer melhor dimensionamento de projetos, como casas, escritórios, empresas e apartamentos, afinal, a previsibilidade é mais segura e as expectativas dos clientes são correspondidas.

Os negócios e os clientes ficam alinhados a qualquer hora e em qualquer lugar, eliminando a necessidade de reuniões pessoais de revisão de projeto, ao mesmo tempo que acelera as aprovações e encurta os prazos do projeto e da entrega da obra. Além disso, a interação no ambiente do metaverso é maior e proporciona mais momentos de troca entre cliente e prestador. 

Agora que você já sabe como funciona o metaverso na construção civil e os benefícios da tecnologia no setor, é hora de ficar atento às novidades e de se preparar para esse futuro. Não se esqueça de estruturar e organizar todos os processos e investir nos melhores serviços e soluções do mercado.

Branded Content:

Senior Mega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.