Mercado

Coworking em crescimento

coworking

Se por um lado o mercado imobiliário sofre com a devolução de escritórios, por outro lado o mercado de coworking promete continuar comum ritmo ainda mais acelerado nos próximos meses.

Com a vacinação em ritmo mais intenso algumas empresas já estudam como planejar o retorno de seus times, mas muitas entendem que o trabalho híbrido será uma realidade no mundo pós-pandemia.

O resultado desta mudança já é sentido com o decréscimo das áreas comerciais, uma realidade no eixo RJ- SP. Enquanto São Paulo lidera esta queda com 260 mil metros quadrados, o Rio de Janeiro já conta com 122 mil metros quadrados a menos.

Muitas empresas estão trocando seus escritórios por espaços em coworking, uma vez que pesquisas apontam que os profissionais estão dando preferência a modelos híbridos de trabalho.

Por conta desta mudança, também os coworkings estão se adaptando e oferecendo novas formas de contratação como por exemplo a oportunidade da empresa de pagar apenas pelos espaços utilizados por dia, sem a obrigação de um contrato fixo de locação.

Um dos maiores players mundiais do setor, a gigante WeWork que já conta com 32 unidades promete ampliar ainda mais sua área de atuação no Brasil. A empresa criou uma série de opções para locação, como um modelo de cobrança com pacote de horas/uso por como uma forma de atender a demanda e também dar flexibilidade a operação, ou até mesmo personalizar espaços reservados, para que a empresa não perca sua identidade corporativa.

coworking
Crédito: Divulgação

Outros setores também buscaram atuar com formas diferenciadas de coworking e já existe alguns modelos especializados para atender setores específicos como: área médica, gastronomia, educação e até mesmo marcenaria. O destaque para este tipo de coworking são as facilidades ofertadas tais como :sala de reunião privativa, serviço de entrega, ou mesmo uma secretária ou no caso de gastronomia, toda estrutura para trabalho pronta (sem necessidade de o profissional desembolsar valor com equipamentos).

A Law Works, que é uma desta empresas e atende somente a área jurídica, é outra empresa que também pretende crescer e já procura por áreas para expansão nas regiões da Faria Lima e Paulista.

Novos tempos, novas soluções e o mercado imobiliário acredita que estes espaços devem responder a 30% do mercado de locação em alguns anos.

Boa oportunidade para os donos das lajes corporativas! Fiquem atentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.