Negócios

Coworking nos condomínios – vantagens na implantação.

Coworking

O ano de 2020 trouxe grande aprendizado para todos os mercados. E com a construção civil não foi diferente. A necessidade de se pensar em novos espaços como áreas de Coworking é uma realidade, já que muitas empresas pretendem manter o home office, criando assim uma nova necessidade para os consumidores.

Para os projetos que ainda estão em planejamento, o processo é um pouco mais fácil. Muitos empreendimentos entregues e já com inquilinos, decidiram adaptar seus espaços para conseguir atender esta nova demanda.

Tivemos casos em que transformaram o salão de festas em espaços de coworking, em outros a brinquedoteca, enfim cada edifício buscou a melhor solução para atender seus moradores.

Mas como podemos fazer esta mudança?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a vida de condomínio estabelece regras que seguem o Código Civil, ou seja, a mais simples alteração da função de um espaço precisa da aprovação de 2/3 dos condôminos conforme artigo 1.342 do Código Civil:

“A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos”.

Após aprovação das atividades de home office no condomínio, o espaço de coworking já poderá ser implementado. As vantagens para os moradores são muitas:

  • Networking – muitas vezes não conhecemos os nossos vizinhos de forma profissional e esta ação ajuda a aumentar sua rede de networking. Lembre-se que você está sempre há poucas pessoas do seu contato de interesse.

 

  • Acesso – que delicia não precisar enfrentar o trânsito para chegar no trabalho, não é mesmo? Ou até mesmo poder almoçar em casa.

 

  • Infraestrura – muitos condomínios criaram espaços com impressora, café e até mesmo sala para reuniões online. Muito útil, uma vez que a pessoa pode se dedicar ao trabalho sem precisar se preocupar com o barulho das crianças, o gato brigando no fundo da imagem e uma série de coisas que acontecem quando adaptamos a casa de modo não profissional.

 

E você, já tinha pensado nisso?  Fique sempre atento as leis e as regras de convivência, afinal como todo espaço comum necessita de regras de utilização para a tranquilidade de todos. 

 

2 Respostas

  1. […] mesmo marcenaria. O destaque para este tipo de coworking são as facilidades ofertadas tais como :sala de reunião privativa, serviço de entrega, ou mesmo uma secretária ou no caso de gastronomia, toda estrutura […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.