Negócios

Cidade, Arquitetura e Natureza

Cidade Matarazzo

Quem anda pela região da Av. Paulista já teve a oportunidade de observar as inovações propostas pela Cidade Matarazzo. O empreendimento que reúne grandes nomes da arquitetura mundial, realiza hoje em parceria com a USP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, um seminário para debater o futuro das cidades: Cidade, Arquitetura e Natureza.

O evento será mediado pela arquiteta franco-brasileira Catherine Otondo e conta com a presença dos arquitetos franceses Jean Nouvel, Rudy Ricciotti e o designer Philippe Starck – três grandes nomes da arquitetura e design mundiais que atuam no projeto – para uma conversa sobre o futuro das cidades.

A ideia é propor uma reflexão sobre quatro temas: a memória das cidades, Natureza e recursos naturais no desenho das cidades, o legado do projeto Cidade Matarazzo e o papel social da arquitetura e do design.  

Os arquitetos e designer estão no Brasil para o lançamento da Torre Mata Atlântica, edifício projetado por Nouvel, vencedor do Pritzker Prize, um dos empreendimentos que formam a Cidade Matarazzo. Esse é o primeiro projeto de Jean Nouvel no Brasil, resultado de estudos minuciosos para suportar cerca de 250 árvores de aproximadamente 15 metros de altura. Uma grande floresta vertical que surge no principal cartão postal de São Paulo: a Avenida Paulista.

Com ingressos presenciais esgotados, o evento terá transmissão ao vivo do seminário pelas redes sociais Instagram e Youtube

Este evento conta com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil e Arq.Futuro,

Impossível não conhecer os palestrantes, mas sempre vale a pena lembrar um pouco de seus grandes projetos e suas conquistas:

Jean Nouvel: Vencedor da mais honrosa condecoração internacional da arquitetura, o Prêmio Pritzker, Jean Nouvel, francês, é reconhecido por sua diversidade criativa e sensibilidade urbanista. Sua pluralidade pode ser vista em projetos emblemáticos mundo afora, como o Centro de Cultura Árabe, em Paris; o edifício Dentsu, em Tóquio; e a Torre Agbar, em Barcelona. Em São Paulo, seu legado será a Torre Mata Atlântica que compõe a Cidade Matarazzo.

 
Philippe Starck:  Philippe Starck é um incansável e rebelde cidadão do mundo. Tem como missão pessoal advogar pela subversiva visão de um planeta mais justo, criando espaços e objetos com o propósito de serem “bons” antes de serem belos. Aclamado internacionalmente, Starck é responsável pela direção artística e pelo design de interiores do hotel Rosewood São Paulo, seguindo fielmente o conceito 100% Made in Brazil. 
 

Rudy Ricciotti: Rudy Ricciotti é engenheiro e arquiteto francês, de origem Algeriana. Possui condecorações e diversos prêmios na Europa e Estados Unidos, por suas intervenções em edifícios culturais, como o MuCEM em Marselha, e o Pavilhão de Artes Islâmicas do Louvre, em Paris. No Cidade Matarazzo, ele assina a fachada do edifício de escritórios – batizado de Ayahuasca em razão do desenho inspirado em cipós. 

Para assistir:

Youtube 
Canal Cidade Matarazzo, disponível em: https://youtu.be/9qRZGgz69vM 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.