Negócios

Biotex – a textura sustentável da IBRATIN

Na indústria de tintas são gerados resíduos sólidos em praticamente todas as etapas do processo de produção, dentre os quais se destacam resíduos com potencial para reciclagem, resíduos orgânicos, resíduos contaminados por produtos químicos, além do lodo proveniente da limpeza de tanques utilizados na fabricação de tintas. Biotex – a textura sustentável da IBRATIN

O desafio é conseguir reaproveitar esses resíduos e utilizar de maneira racional os recursos naturais e isso também motivou a Ibratin.

A IBRATIN, que completa 45 anos no próximo ano, sempre esteve comprometida com a pauta ESG em seu propósito, por isso foi muito natural a elaboração um projeto sustentável para o desenvolvimento de um novo produto.

Utilizando o “lodo” proveniente da limpeza de tanques responsável pela fabricação de tintas e texturas, é composto por substâncias químicas, resinas, matéria-prima e todo material residual utilizado na fabricação e hoje com o processo de reciclagem esse “lodo” passa por uma estação de tratamento e é transformado em um novo produto – uma textura decorativa que foi batizada de Biotex.

Além de diminuir a quantidade de resíduos lançados no meio ambiente e contribuir para conservação dos recursos naturais não renováveis, a Biotex também tem foco na causa social. Parte da fabricação da Biotex é destinada a renovação e pintura de instituições de ensino, ongs, abrigos e asilos da região e uma parte da venda desta textura será revertida em doações para entidades sem fins lucrativos e projetos sociais para compra de cestas básicas, materiais escolares nas áreas onde a empresa atua.
Por conta de todo este impacto social é que a embalagem da Biotex está com a logomarca do projeto estampada: “Mais que uma textura”. É possível também acompanhar o resultado destas ações pelo Instagram @maisqueumatextura

Uma forma de pintar uma nova oportunidade para quem tanto precisa e estimular a solidariedade na comunidade que a Ibratin está inserida.
Parabéns a Ibratin por mais esta iniciativa!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.