Mercado

Área da Construção Civil apresenta crescimento em cidades do sul de Minas

Área da Construção Civil

Pouso Alegre aparece como a cidade que mais liberou alvarás de construção

Área da Construção Civil

 Um levantamento realizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais apontou um crescimento no setor de construção Civil nas três maiores cidades do Sul de Minas. Pouso Alegre aparece como a cidade que mais liberou alvarás de construção.

Construção civil é um dos principais setores industriais do País. A função da construção civil é ajudar a desenvolver o bem estar da sociedade, preservando o meio ambiente, por meio de obras de engenharia civil nos segmentos de infraestrutura e edificações.

Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.

Na engenharia e na arquitetura, a construção é a execução do projeto previamente elaborado, seja de uma edificação ou de uma obra de arte, que são obras de maior porte destinadas a infraestrutura como pontes, viadutos ou túneis. É a execução de todas as etapas do projeto da fundação ao acabamento, consistindo em construir o que consta em projeto, respeitando as técnicas construtivas e as normas técnicas vigentes.

No Brasil, o termo reforma é o mais utilizado quando se trata de fazer alguma ampliação, inovação, ou restauração, ou apenas uma pintura, ou a troca de um piso cerâmico de um imóvel, seja comercial, industrial ou residencial. Os termos construção e obra também são utilizados.

Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a  engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões, como por exemplo a engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.

No Brasil, a Associação Brasilira de Normas Técnicas(ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia(CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros, técnicos, tecnólogos ou arquitetos registrados em seus respectivos conselhos.

Em 2019, a cidade registrou um crescimento de 10% na comparação com 2018. Foram 1.255 novos empreendimentos. No comparativo das maiores cidades do Sul de Minas, Varginha aparece como a segunda em registros com 1,2 mil empreendimentos. Poços de Caldas teve 537 construções iniciadas no último ano.

O setor de planejamento e meio ambiente de Pouso Alegre acredita que expectativa econômica pode ter sido responsável por atrair mais investimentos de novas empresas na região. De acordo com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, o desenvolvimento da construção civil também aponta um aumento nas vendas de imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.