Biografias são sempre interessantes, mas a história de Phil Knight ou é realmente inspiradora, afinal ele criou a marca, uma das empresas mais conhecidas do mundo.
O melhor deste livro é contar com a narrativa em 1ª. pessoa, que mostra um lado franco e surpreendente de uma figura que durante muitos anos estava envolta em uma áurea de mistério.
A Nike, que comemora seus 50 anos no próximo dia 16 de mabiografiaio, é referência no mercado de marketing esportivo e nasce da visão de negócios muito inovadora de um corredor para um trabalho de faculdade em Stanford: os japoneses poderiam fazer no calçado desportivo o mesmo que faziam com as câmeras de vídeo: transformá-lo num produto barato e de qualidade.
O livro nos leva a uma sala de estar no Oregon onde tudo começou, com uma viagem de mochileiro pelo mundo e uma passa estratégica no Japão.
Com uma narrativa divertida, a sensação é de estar tomando café e conversando com Phil Knight sobre todo o caminho até tornar-se a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo.
Quase uma resenha sobre os riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte.
“If you have a body, you are an athlete”
A missão da Nike transcende a própria marca, assim como “Just do it”, que mostra como a simplicidade é a melhor maneira de eternizar uma ideia.
Dentre as diversas iniciativas da Nike, vale destacar a utilização de atletas para divulgação da marca, o conceito de influencer hoje tão utilizado pelas marcas, foi o grande caminho que a marca trilhou para não só lançar novos produtos, mas também na inovação e desenvolvimento nas mais diversas áreas.
Entre os influenciadores da marca, já tivemos alguns brasileiros que ajudaram nesta missão, como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho.
Vale como inspiração e também para quem gosta de ler uma boa história.
Ficha técnica:
A Marca da Vitória
Autor Knight,Phil
Editora Sextante:
Número de Páginas:384