Mercado

2021, um ano para celebrar!

ano de 2021

Final de ano chegando e começam as apostas para saber qual será o resultado final do ano de 2021 para a economia. Apesar da pandemia, o mercado da construção civil está comemorando pois deve registrar o maior crescimento dos últimos 10 anos, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

 A expectativa é de uma alta de 5% no Produto Interno Bruto, PIB, do setor.

Com relação as vendas, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário estima que o valor geral de vendas, em todo o país, deve chegar a 99 bilhões de reais, neste ano. O montante é 12,5% maior que o registrado no ano passado.

Os números do nosso mercado não são melhores porque a questão do aço, que acompanhamos aqui no C3, assim como a alta no preço das matérias-primas e a falta de algumas delas impediram um crescimento ainda maior. Outro dado relevante é que o mercado da  construção civil gere 400 mil empregos em todo o Brasil, somente neste ano.

Mais um número que anima o setor é o resultado final do crédito imobiliário que mantém ritmo forte de expansão.

Os números da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) mostram um crescimento de 23,74% nas concessões de crédito imobiliário com recursos da poupança (SBPE) na comparação com outubro de 2020.

Se a concessão de empréstimos do gênero mantiver o ritmo dos meses de setembro e outubro, a tendência é de o volume financeiro ultrapassar os R$ 200 bilhões.

De qualquer modo, a cifra de dez meses de 2021 já ocupa o topo da lista entre os melhores anos para o mercado de crédito imobiliário. Isso porque 2020 já havia registrado uma marca histórica e, em 12 meses, registrou R$ 124 bilhões.

Enfim, um ano para celebrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.