Negócios

Quarto Montessoriano ganha cada vez mais adeptos.

Quarto Montessoriano

Nos últimos anos uma grande tendência para a decoração de quartos infantis é a adoção do estilo Quarto Montessoriano.

Para quem não sabe, Maria Montessori foi uma educadora italiana do século XX e sua filosofia de educação se baseia na importância do brincar e da autonomia do indivíduo.

Nesta linha, o Quarto Montessoriano coloca a criança como destaque. Todos os móveis são projetados para que ela tenha total autonomia e ofereça o máximo de segurança com o mínimo de risco.  A ideia central é que seja um ambiente de descobertas, mas também de tranquilidade. Dentro desta concepção ganha destaque temas como as cores do ambiente, o piso e os itens que compõe o mobiliário.

Quarto Montessoriano

Crédito: DecoPeques

Cores:

Os quartos montessorianos em sua maioria são pintados com cores claras, tons pastéis. Mesmo que se tenha um tema na decoração, como selva, ursinho aviador, bailarina, os tons utilizados sempre serão os mais claros dentro da temática escolhida.  As cores fortes entram na composição do projeto através de nichos, brinquedos, quadros que possam estimular a criança. Adesivos de parede com estampas lúdicas também são bem-vindos.

Piso:

A proposta montessoriana é que seja este também o espaço do brincar. Por este modo é importante escolher pisos que ofereçam maior estabilidade e conforto térmico. Tapetes emborrachados também são ótimas opções, já que na maioria das vezes as crianças estarão descalças neste ambiente.

Espelhos e barras de apoio:

Em um projeto de quarto montessoriano não pode faltar o espelho. Ele é fundamental na construção da própria imagem por parte da criança. As barras de apoio auxiliam as crianças menores a se deslocar pelo ambiente, sem a ajuda de um adulto.

Cama no chão e outros mobiliários.

A cama no chão é uma premissa básica deste ambiente. Ao colocar a cama no nível do chão você dá a criança uma maior autonomia para levantar e deitar, sem a necessidade da interação com o adulto. A fim de evitar o chão frio, podemos utilizar tatames, almofadas ou até mesmo futons ao redor do colchão. Prateleiras, nichos, o cantinho da leitura, tudo deve estar de acordo com a altura da criança, para que ela acesse seus brinquedos.

Itens de segurança:

Como todo quarto de criança, sempre fique atento para questões como: tomadas, quina de móveis, janelas, portas e todo e qualquer detalhe que a criança possa se machucar ao explorar. Peças pequenas também devem ser evitadas, já que a criança tende a colocar os brinquedos na boca no momento da 1ª infância.

Se você se interessou, o Pinterest está repleto de ideias para os mais diferentes espaços. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.