Mercado

Prefeitura de SP libera circulação de caminhões da construção civil

Os demais veículos pesados devem seguir os horários de restrição.

A prefeitura liberou nesta quarta-feira, 08/04, a circulação em período integral de caminhões que atendem a construção civil, como veículos de concretagem, remoção de terra e entulho, transporte de caçambas e máquinas, além de materiais para obras. As informações são da Rádio Bandeirantes.

Esses veículos já devem ter cadastro prévio no Departamento de Operação do Sistema Viário. A nova portaria amplia a liberação de caminhões na cidade, que já incluía os veículos de carga que fazem abastecimento de itens essenciais como medicamentos, materiais hospitalares, alimentos, produtos de higiene e combustíveis, que está em vigor desde março.

Os demais veículos pesados devem seguir os horários de restrição à circulação no centro expandido e vias estruturais, como a Marginal do Tietê.

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) é o órgão responsável pelo trânsito na cidade de São Paulo. Suas divisões são: Autorização (DAUT); Certidões (DCERT); Transportes de Carga (DTC) e Suporte à Fiscalização do Trânsito (DSUP).

É também atribuição do DSV conceder autorizações especiais para veículos, como Cartão de Estacionamento para Idoso,Cartão DeFis, Transporte por Fretamento, Isenção de Rodízio para Pessoa com Deficiência, Cadastro de Caminhões e Transporte de Produtos Perigosos e de Carga Superdimensionada.

DSV – cadastro prévio

Créditos: Divulgação.

 

Para aqueles que ainda não realizaram o cadastro prévio, é necessário acessar o DSV – digital, uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo – SMT, através do Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV, para viabilizar o atendimento mais ágil e simples aos proprietários de veículos.

Através deste canal, você pode realizar em casa os seguintes serviços: Indicação de Condutor; Defesa da Autuação; 2ª via de Notificações de Autuação; 2ª Via de Auto de Infração de Trânsito – AIT.

Também consultar autorizações Especiais: Cartão de Estacionamento para Idoso; Cartão DeFis (Pessoas com Deficiência) e Transporte por Fretamento.

Normas anteriores

Créditos: Divulgação.

 

Até a primeira quinzena de março desse ano, funciona o rodízio de caminhões em SP, baseado na numeração da placa do veículo, que determinava dia, horários e onde era permitido a circulação, que era referente a área do centro expandido de São Paulo: Av. Paulista, Av. Rebouças, Av. Nove de Julho, Av. Prof. Francisco Morato, Av. 23 de Maio, Marginal Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Affonso D´Esgragnolle Taunay, Av. Jorn. Roberto Marinho, Av. Giovanni Gronchi, Av. Morumbi, Av. Dr. Guilherme Dumont Vilares, Av. João Jorge Saad, Marginal Tietê, Av. Marquês de S. Vicente, Av. do Estado

Av. Tancredo Neves, Av. Salim Farah Maluf, Av. Pres. Paes de Barros. A proibição se estendia para o trânsito de caminhões na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC)  são as que concentram núcleos de comércio e serviços e em vias que são sinalizadas com a placa de regulamentação R-9 com a legenda “Exceto Veículos Autorizados”, no horário de segunda a sexta-feira das 5h às 9h e das 17h às 22h e aos sábados das 10h às 14h.

Mais informações acesse: dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br/#/login.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *