Mercado

Plataformas digitais simplificam processos de compra e venda de imóveis

Tecnologia ajuda imobiliárias a reduzirem custos e atrair clientes

 

O setor imobiliário se movimenta para trazer inovações tecnológicas que permitam desburocratização de processos e redução de custos para clientes. Para quem quer comprar um imóvel na zona sul do Rio, já é possível utilizar uma plataforma totalmente digital em que só há contato com um corretor no momento da visita ao apartamento e na assinatura da escritura. Para proprietários que pretendem alugar um imóvel, um site permite que toda a gestão seja feita pelo dono, sem a necessidade de envolver corretores no processo.

Desde o fim do ano passado, a URB9 oferece na internet imóveis para compra na zona sul carioca, área mais disputada da cidade. Criada pela imobiliária Nova Aliança, a plataforma recebeu investimento de R$ 1,5 milhão, levou menos de um ano para entrar em operação e superou 4 mil visitas – para efeito de comparação o site da Nova Aliança, corretora com 25 anos de atuação no Rio, registrava no fim do ano 3 mil visitas.

Ao utilizar o site da URB9, comprador e vendedor podem combinar diretamente os preços e os corretores só atuam no processo quando chamados, como no caso das visitas aos imóveis. Ao iniciar uma negociação, as partes são informadas sobre todos os documentos necessários e os custos.

O responsável pelo projeto, Leandro Bulkool, ressalta que, uma vez na plataforma, os dados pessoais das partes ficam restritos aos responsáveis pela URB9 e frisa que praticamente todo o processo pode ser feito pela plataforma. “Dar autonomia aos clientes é muito importante. Desde o começo, já se sabe quais são os documentos, preços e prazos, como fazer e, se o cliente quiser, podemos fazer por ele”, diz Bulkool, lembrando que há no site ferramentas que permitem, inclusive, a validação e publicação de documentos.

Guedes destaca ainda que há a vantagem da redução de custos para as partes envolvidas. Segundo ele, enquanto a taxa média do mercado gira em torno de 5% a 6% do valor do imóvel, a URB9 cobra 3% do valor final da venda.

 

(Com informações Valor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.