Negócios

Penetron Brasil – Instagram para negócios

O Instagram é uma rede social que tem como finalidade gerar conteúdo de forma visual através de fotos e vídeos de seus usuários.

 Considerando o cenário atual, muitas empresas vêm buscando cada vez mais ferramentas a fim de inovar e gerar valor para seus clientes. Dessa forma, a busca por mecanismos que antes eram utilizadas somente com o intuito de interação social, ou seja, conectar pessoas, passa a ser vista como um instrumento de negócio. Um exemplo seria o Instagram, que está sendo amplamente utilizado para levar conteúdo e informação de forma dinâmica e objetiva enquanto as empresas estão em “casa”. Com ele é possível que haja a interação entre usuário e seguidor através de:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Marcações.

Segundo o site Neil Patel, o Brasil é o país que ocupa a segunda posição no ranking de usuários do Instagram, possuindo mais de 50 milhões de brasileiros (2017) cadastrados na ferramenta; o que gera uma grande oportunidade para as empresas gerarem valor e consequentemente mais leads.

As empresas viram uma grande oportunidade no Instagram de levar informações, fazendo com que permaneçam no mercado enquanto seus clientes compreendam que o atual cenário é só uma fase na qual a organização está prestando total suporte a seus consumidores. Sendo assim, as empresas passam a se incorporar mais no Instagram, entendendo que ele passou a ser uma peça chave para a imagem da corporação. Ainda de acordo com o site Neil Patel, há mais de 25 milhões de perfis corporativos no Instagram, sendo que 8 a cada 10 usuários seguem empresas pelo aplicativo.

Assim como o mercado evolui e se adapta a cada dia, as plataformas acompanham o seu ritmo, incorporando funcionalidades e criando identidade para as corporações. Uma das funcionalidades que vem sendo amplamente exploradas pela as empresas são os streamings, ou transmissões de vídeo, permitindo uma aproximação maior com seus clientes através de conteúdos disponibilizados ao vivo. Além da geração de novos leads, tais ações permitem uma expansão virtual já que os conteúdos chegam a lugares que antes não eram explorados pelas empresas.

Esse recurso de streaming já existia em outras plataformas, como o YouTube, e teve sua chegada no Instagram em 2016 passando por uma série de melhorias. Antes achava-se que essa ferramenta era exclusiva para famosos e influencers, porém ela pode ser utilizada por todos e apresenta diversas vantagens, principalmente para empresas.

Créditos: Divulgação.

Segundo o site Netshow.me, “O live streaming não é uma tendência passageira. É um mercado que está em pleno crescimento, assim como o de vídeos online em geral. Porém, o live streaming traz muitos outros benefícios que só uma interação ao vivo pode proporcionar.” Não devemos adotar o streaming só em momentos em que há mudança nos cenários, mas sim como uma estratégia de gerar valor para os clientes e fazer com que se sintam parte da empresa já que há possibilidade de interação entre empresa e telespectador.

Créditos: Divulgação.

O live streaming é usado como um amplificador de mensagens é o mais próximo que temos de contato com nossos consumidores. Afinal, através das ações de streaming conseguimos propagar o cenário em que a empresa se encontra, além de mostrar para o público que a empresa está se atualizando e buscando estar dentro das plataformas mais utilizadas pelos seus clientes e colaboradores.

Quando as empresas se afastam da sua zona de conforto é preciso que elas achem ferramentas para que ocorra uma comunicação em tempo real, e é justamente isso que as ações de streaming permitem. Ainda de acordo com o site Netshow.me, “O live streaming permite que a comunicação aconteça em tempo real. Enquanto você está transmitindo seu vídeo, os espectadores podem conversar no mesmo instante pelo chat e enviar perguntas – que você também pode responder ao vivo. É um diálogo que não apenas aproxima o público, mas também aumenta seu engajamento. Uma experiência como essa humaniza marcas, gera identificação e torna os consumidores mais propensos a compartilhar e recomendar um produto ou empresa.” Sendo assim, as empresas se aproximam dos seus clientes de forma objetiva e eficaz.

O Instagram, ao incorporar as ações de live streaming, deixou a ferramenta mais utilitária para o mundo corporativo, ultrapassando a barreira de divulgação e criação de conteúdo que antes eram limitadas em fotos, vídeos e pequenas interações feitas pelos stories, onde os usuários podem compartilhar momentos de suas vidas com fotos e vídeos personalizados por até 24 horas.

Créditos: Divulgação.

Streamings feitos no Instagram são de suma eficácia para a captação de potenciais clientes já que eles se encontram na plataforma e possuem interesse nos seus produtos ou nos conteúdos transmitidos pela a empresa. Para o site da netshow.me, o live streaming possibilita:

  • Gerar interações com seu público em tempo real;
  • Vender, fazer demonstrações ou divulgar produtos ao vivo (live shopping);
  • Realizar webinars e transmitir palestras e workshops;
  • Realizar ações de comunicação interna em empresas;
  • Ampliar a audiência de eventos e shows;
  • Transmitir eventos esportivos;
  • Transmitir videoaulas ao vivo;
  • Transmitir cultos e eventos religiosos.

A busca por plataformas que possibilitam os streamings está ganhando cada vez mais espaço no mercado digital. Sendo assim, basta você ter um computador ou smartphone provido de uma webcam para conseguir fazer uma live nas redes sociais como o Facebook, YouTube e Instagram.

Dentre muitas redes sociais, o Instagram é o que mais se destaca já que tal funcionalidade é bem conhecida por seus usuários. Vale ressaltar que após o Youtube, essa ferramenta foi a primeira a receber os streamings, trazendo consigo uma maior confiança na hora de escolher onde será transmitida sua live.

As empresas já entenderam que o meio digital estende os limites do mundo físico para o digital, mostrando que estes meios estão presentes em nosso dia a dia. Abraçar as inovações tecnológicas e se adaptar aos novos cenários é de suma importância para que as empresas saiam na frente e gerem valor para os seus clientes.

Créditos: Divulgação.

A Penetron é uma empresa que entende a necessidade de estar sempre se atualizando no meio digital, passando a utilizar ferramentas que possibilitam o Live Streaming para contribuir com a criação de conteúdos para webinários. Assim, ao considerar a importância das redes sociais e dos streamings, a Penetron se preocupa em exportar seus atendimentos físicos para o mundo digital, consolidando, nas redes sociais, os laços entre seus clientes e colaboradores.

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