Negócios

Os estádios da Copa – Lusail

Quando foi escolhido para sediar a Copa, o Catar trouxe muita desconfiança sobre sua capacidade para realizar o evento. Afinal, estamos falando de um país sem tradição no futebol, sem estádios, mas com muito dinheiro para realizar grandes projetos e que estão surpreendendo o mundo.

Lusail

A primeira cidade a receber um jogo do Brasil, Lusail é uma cidade em construção. Ela nasceu do zero há mais de uma década e, em meio ao deserto catari, promete se tornar lar de cerca de 200 mil pessoas, alocadas em 38 quilômetros quadrados de área. O investimento, incluindo o valor gasto no estádio, está na casa dos R$ 170 bilhões. O custo da construção da arena, isoladamente, é de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.

Estádio

O maior estádio do Qatar e peça central da Copa, fica a 15 quilômetros ao norte de Doha, o estádio de 80.000 lugares visa criar uma atmosfera imersiva para jogadores e espectadores. O edifício foi projetado em joint venture da Foster + Partners com a Arup, e a empresa especialista em esportes Populous.

A fachada apresenta aberturas triangulares que formam uma tela perfurada que fornece sombra e filtra a luz que entra nos saguões internos. Isso, em combinação com o design da cobertura, representa uma adaptação ao perfil climático do Qatar e ajuda a reduzir o consumo de energia.

A cobertura, feita de uma rede de cabos de 307 metros de diâmetro, é uma das maiores coberturas de rede de cabos de tração do mundo. O anel de compressão externo se conecta a um anel central tensionado por um complexo sistema de cabos.

Tecnologias de refrigeração ao ar livre também são implementadas para maximizar o conforto no estádio.

Localizadas no final da avenida comercial que liga o estádio de futebol à corniche, quatro torres estão em construção, dispostas simetricamente em torno de uma praça central.

As Lusail Towers, também projetadas pela Foster + Partners, foram planejadas para se tornar o centro de um novo distrito comercial da cidade. Por isso, o estádio será remodelado internamente após o Mundial, dando lugar a escolas, hospital e um centro comercial. O projeto faz parte de um plano diretor maior também desenhado pela Foster + Partners.

Além do jogo de ontem, o Brasil poderá disputar mais 03 partidas neste estádio, ou seja, Lusail é a casa do Brasil na Copa.

Veja o vídeo sobre o projeto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.