Negócios

Novidades em energia solar

energia

Com o aumento do valor da conta de luz, a procura por soluções de geração de energia limpa tem aumentado nos últimos meses, segundo o Instituto Nacional de Energia Limpa e Sustentável. Os painéis solares já são uma opção disponível há algum tempo, mas agora o mercado busca criar formas inovadoras, sustentáveis e até mais eficientes para produzir energia.

A ideia de um futuro em que casas, prédios e até pontos de ônibus possam ter fachadas ou coberturas de vidro capazes de gerar energia solar não está tão distante. Da mesma forma que as placas solares, o vidro “fotovoltaico” é uma tecnologia para a geração elétrica a partir da luz do sol – que, quando atinge a superfície do vidro, aquece uma película de células solares transparentes, transformando em energia elétrica.

A PKO, empresa brasileira especializada na produção de vidros, desenvolveu um produto para atender este fim.

Na linha de produção, as placas higienizadas são depositadas na esteira e chegam a uma sala climatizada. Outra máquina faz a junção das duas lâminas de vidro com o filme fotovoltaico e, depois, as duas lâminas já unidas passam por um rolo de pressão, onde será feita uma pré-colagem a uma temperatura de 120 graus.

Na última etapa, chamada “autoclavagem”, o vidro é submetido a calor e pressão, como se fosse uma panela de pressão. Então 20 toneladas de vidro são colocadas no carrinho que vai pra dentro da autoclave, garantindo a aderência da lâmina. Lá o vidro fica em média de 4 a 6 horas, até ficar pronto e bem transparente.

Esse modelo de vidro pode ser feito em várias cores e instalado em janelas, portas, fachadas, coberturas ou claraboias – quanto maior a superfície de contato com o sol, mais energia solar é captada pelo vidro.

Além dele ter a capacidade de gerar energia, ele evita que entre muito calor no ambiente, porque parte do calor vai ficar no painel, pra gerar essa energia e também permite a entrada de luz natural.

Boas soluções devem sempre ser compartilhadas!

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.