Colunistas Daniel Toledo

Na computação para arquitetura, o futuro também é híbrido

arquitetura

Após 5 anos de intensa transformação digital, anunciamos a entrada em operação da KV Cloud da Königsberger Vannucchi Arquitetura.

A KV Cloud é a nuvem híbrida (privada e pública) da Königsberger Vannucchi Arquitetura. Baseada no conceito edge-to-cloud, é uma das mais avançadas nuvens privadas de uma empresa de arquitetura do mundo (segundo o último relatório da Nvidia), a primeira do setor de AEC no Brasil.

Nestes 5 anos de transformação BIM, começamos pela qualificação do nosso ambiente “on-premises” (infraestrutura local) e, acelerados pela pandemia, chegamos ao final de 2020 com nossa infraestrutura 100% Cloud.

Quando começamos nossa transformação digital, pensávamos que ser 100% cloud (pública) era o ponto de chegada, afinal, todo dia vemos grandes empresas (bancos, bolsas de valores, varejistas e afins) anunciando a migração dos seus datacenters para a nuvem, e parecia fazer total sentido que a nuvem pública era o nosso end-game. Mas, a realidade foi diferente: descobrimos que a nuvem pública é só o ponto de partida para a verdadeira transformação digital que queríamos trazer para a KV.

Isso porque no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC), o BIM (building information modeling), a visualização 3D com gráficos realistas (render), a colaboração em tempo real, a simulação computacional (computer aided architecture), a sustentabilidade, o trabalho de qualquer lugar e os desafios de produtividade, desempenho, confiabilidade, segurança e inovação, exigem cada vez mais infraestruturas de alto desempenho, flexíveis e gerenciáveis para entregarmos valor hoje e amanhã para nossos clientes.

Usando intensamente a nuvem pública, descobrimos os seus limites. E como na KV gostamos de desafiar o estado das coisas, fomos atrás de materializar o próximo passo, estabelecendo um novo padrão de arquitetura computacional, que permitirá ao nosso time realizar o máximo de seu potencial criativo. 

arquitetura
Crédito: Divulgação

Baseada no conceito de nuvem híbrida, a KV Cloud obtém o máximo benefício do que nuvem pública tem de melhor, ao mesmo tempo que se beneficia de um ambiente de cloud-privada especializado, para adotar tecnologia de ponta totalmente gerenciável para nossas cargas de trabalho computacionais mais intensas. Ou seja, a KV Cloud é a combinação de um ambiente privado de computação de alto desempenho, com serviços de borda e em nuvem da Google Cloud e da Citrix Cloud.

Projetar em um ambiente 200% cloud:

Levamos nossas workstations para o datacenter da KV, sistema projetado, especificado, implementado e administrado por nós. Entregamos pela internet, de qualquer lugar, de qualquer dispositivo, estações de trabalho virtuais Windows 10 Pro de alto desempenho, rodando em servidores que são o estado da arte quando o assunto é Virtual Workstation (desktop) Infrastructure (VDI).

Com isso, cada workstation se conecta com nosso sistema de colaboração BIM por redes de alto desempenho da infraestrutura, deixando de trafegar dados pela internet, aumentando a produtividade e a confiabilidade.

O Citrix Cloud oferece conexão segura, confiável e de baixa latência entre os dispositivos dos usuários e as workstations virtuais.

A Google Cloud, combinada com o Google Workspace, oferece o aparato de nível enterprise para as aplicações de colaboração, produtividade, segurança de acesso e da informação, a partir dos aplicativos em nuvem Google Workspace, do Cloud Identity e serviços computacionais de propósito geral, armazenamento e backup do Google Cloud.

arquitetura
Workstation Windows 10 rodando BIM com Archicad no iPhone – KV Cloud

Tudo isso entregue de uma maneira simples, transparente e segura para nossa equipe trabalhar de qualquer dispositivo, de qualquer rede e de qualquer lugar, inclusive do escritório.

A KV Cloud é o começo de um novo ciclo, onde a possibilidade de gerenciar todas as camadas de computação de alto desempenho – silício, hypervisor, sistema operacional e rede – aliada à integração nativa com as nuvens públicas nos levará a novas inovações em nossos fluxos de trabalho para fazer cada dia mais aquilo que nos propomos a fazer: criar juntos um futuro melhor para todos.

Daniel Toledo

Sócio e CEO

Konigsberger Vannucchi

Arquitetos Associados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.