Negócios

Hotel Ramada conquista título de construção sustentável

O controle da quantidade das águas pluviais e redução do consumo de água potável garantiram a certificação ao empreendimento.

 

Localizado no bairro Distrito Industrial e considerado um dos condomínios logísticos mais modernos do Brasil, o Hotel Ramada, administrado pela Bresco Investimentos, acaba de conquistar a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). O título é reconhecido mundialmente como parâmetro de mensuração para construções sustentáveis e avalia várias premissas de sustentabilidade que foram adotadas e executadas no empreendimento – economia no custo de energia, redução do consumo de água potável para irrigação do paisagismo e o reuso de água tratada. São avaliados ainda itens como iluminação natural, qualidade do ar interior e uso de madeira certificada (FSC) para a consolidação de um empreendimento altamente sustentável e eficiente. O hotel fica   a 5km de distância do Aeroporto Internacional de Campinas, acesso fácil às principais rodovias, como Santos Dumont, Bandeirantes e Anhanguera.

 

O hotel é considerado um dos empreendimentos mais sofisticados do Brasil. Foto: Divulgação.

 “O empreendimento recebeu reconhecimento e pontos por inovação no controle da quantidade das águas pluviais, redução do consumo de água potável e na gestão dos resíduos de obra, com redução significativa da destinação a aterros sanitários”, explica Carlos Sisti, diretor de operações da Bresco. Edifícios com certificação Leed proporcionam diversos benefícios sociais, ambientais e econômicos. Os chamados prédios verdes têm geralmente, por exemplo, valores de condomínio mais baixos do que edifícios convencionais. Essa diferença decorre, especialmente, dos ganhos com a redução de consumo de energia, água e custo operacional do imóvel.

A Bresco é membro fundador do GBC (Green Building Council) Brasil. Do seu atual portfólio possui outros empreendimentos corporativos com certificação Leed, como o Hub Natura e o G1 Viracopos.

“Pertencer ao seleto grupo de hotéis líderes em sustentabilidade no Brasil certamente impacta nossos hóspedes. Promover o bem-estar de todos é, sem dúvida, papel fundamental da hospitalidade”, afirma Erica Drumond, CEO da Vert Hotéis, administradora do Ramada Hotel Aeroporto Viracopos.

 

Sustentabilidade no Parque

O Parque Industrial Viracopos é um condomínio de uso misto localizado em Campinas ao lado do Aeroporto de Viracopos.

A empresa instalou no Parque Corporativo Bresco Viracopos carregadores para abastecer até dois veículos elétricos simultaneamente. O equipamento atende às características de carga para todos os veículos do mercado e será abastecido com energia proveniente da usina de energia solar com painéis fotovoltaicos instalada no empreendimento. Essa usina supre o consumo de energia das áreas comuns do condomínio, composto por iluminação com lâmpadas LED e sistemas de bombeamento com grande eficiência energética.

Além disso, o parque possui ETE (estação de tratamento de esgoto) composta por sistema de membranas ultrafiltrantes, que representa o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes doméstico e industrial com capacidade de tratamento de 100% do efluente gerado. Esse processo permite o uso do efluente como água de reuso nos imóveis que possuem a caixa d´água destinada ao reuso para irrigação dos jardins e utilização específica nas bacias sanitárias. Quando há excedente de água tratada, é possível o descarte de uma água com grande teor de pureza no córrego Viracopos, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. Esse procedimento tem outorga do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo).

O parque tem 247 mil m² de área verde preservada e recebeu o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica na área de preservação ambiental, visando o incremento da flora nativa. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna, avaliações periódicas da emissão de ruídos gerados pelo empreendimento, controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.

As ações voltadas para a sustentabilidade vêm ao encontro da política da Bresco Investimentos, que sempre teve uma grande preocupação em seus empreendimentos com os assuntos ligados à preservação e à qualidade do meio ambiente.

 

O Hotel

Inaugurado em 2006, com área construída de 7.019 m², o Hotel Ramada possui 200 quartos. Instalado em uma região estratégica e em pleno desenvolvimento, o hotel atende ao Parque Corporativo Bresco Viracopos, além do aeroporto de Viracopos e da região.

Harmonia com meio ambiente

Cresce o número de certificação Leed em empreendimentos nacionais.

Segundo dados da Green Building Council Brasil, o Brasil vive uma fase de grande crescimento na área de construção sustentável com cerca de 700 empreendimentos em processo de certificação, sendo o país que mais procura por este tipo de certificação na América Latina e ocupa a quarta posição no ranking mundial em número de registros para esse tipo de empreendimentos.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.