Enjoy

Exposição: A Tensão chega a São Paulo

Tensão

Chegou a São Paulo uma das exposições mais aguardadas, depois de atrair e encantar o público em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB) recebe a renomada amostra do artista argentino Leandro Erlich. “A Tensão” é um exercício de imaginação, onde objetos cotidianos ganham novas leituras.

Pessoas que não se molham e nem se afogam ao entrar em uma piscina. Uma sala de aula com alunos incomuns. Uma nuvem encapsulada. Um elevador que inverte os ambientes interno e externo. Uma janela para um jardim com seu reflexo aparecendo de forma cruzada.

Apesar de sua característica principal seja “parecer instagramável”, a exposição é composta por obras produzidas muit0 antes do surgimento das redes sociais, como o Instagram. A peça mais fotografada por todos, que é a piscina, data de 1.999, dez anos antes da invenção do iPhone, 12 anos antes da invenção do Instagram.

 “Quando você olha para uma coisa, [você pensa]: eu estou vendo isso, mas isso não é possível. Essa discordância, essa dúvida, nos faz questionar todas as coisas básicas com as quais a gente se relaciona no dia a dia. E isso é uma gramática, uma linguagem universal. Por isso, ele consegue ter o mesmo impacto no Japão e no Brasil, na Argentina e na França. observou o curador da mostra Marcello Dantas.

Ela também não é interativa, apesar de as pessoas parecerem interagir com as obras. “As pessoas podem chamar isso de modo interativo, mas não é. Essa é uma obra participativa. É um pouco diferente. Não tem nada para você apertar, não tem nenhuma máquina para você ligar aqui dentro. Toda a tecnologia está na cabeça das pessoas, e a importância é que essa obra, sem as pessoas, não existe”, explicou Dantas. “É a sua participação, o seu engajamento, que desperta o mecanismo sensorial, o seu envolvimento com o rito que está acontecendo ali dentro. Isso é mágico. A obra está te esperando”, ressaltou.

O próprio nome da exposição, A Tensão, já começa produzindo um duplo sentido: a tensão, de frio na barriga, e atenção, como se você estivesse em uma sala de aula e o professor estivesse chamando a sua atenção, provocando uma dúvida entre o que você ouviu e o que de fato a palavra representa.

Ficha técnica:

A Tensão

Leandro Erlich

CCBB – Rua Álvares Penteado, 112

Período: 13/04 a 20/06

Ingressos gratuitos: clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.