Colunistas Hard News Roberta Bigucci

Dá para ter as três letras (ESG) em uma única ação?

Quem leu meu outro artigo aqui, deve estar se perguntando como eu faço parecer tão simples, algo que parece tão complexo?

Quem já ouviu aquela máxima de que “menos é mais”?

Então, dentro da nossa cultura empresarial, nós não complicamos para mostrar que sabemos fazer, ao contrário, simplificamos para fazer mais, e com essa ideia de simplificar, nós criamos mais um BIG (programa socioambiental da MBigucci), o Big Vizinhança.

Iniciado em 2015, o Big Vizinhança é um programa de relacionamento da construtora MBigucci com a comunidade do entorno das obras. Foi inspirado na “Gentileza Urbana”, uma iniciativa criada em 2013 pelo Cláudio Bernardes, presidente do Secovi/SP na época. A ideia original do Secovi/SP era incentivar os incorporadores a adotarem/cuidarem de uma praça, uma calçada, um elemento público, valorizando o bairro. Inclusive foi instituído o Dia da Gentileza Urbana, 17 de setembro.

Na MBigucci, adaptamos essa ideia e criamos uma comunicação direta com os vizinhos das nossas construções.

O objetivo do Big Vizinhança é levar benefícios ambientais e sociais à comunidade, aproximando vizinhos, futuros moradores e colaboradores.

Como funciona?

Assim que a obra tem início, é feito um evento no local, reunindo vizinhos, clientes, e a equipe da obra. Já promovemos oficinas de horta suspensa e de terrário com materiais reciclados, feiras de doação/cuidados e adestramento de pets, ações de cuidados para mulheres (quick massage, limpeza de pele, dicas de maquiagem, conversa com psicóloga), entre outros.

Enquanto a obra está em construção, também oferecemos (de acordo com a viabilidade técnica) posto de coleta seletiva, wi-fi gratuito e cartão de descontos em empresas parceiras da construtora.

Em algumas ações também há parceria com órgãos públicos, para revitalização de praças.

Vejam que em um único programa, contemplamos as 3 letras.

E (Meio Ambiente) – Promovemos ações de coleta seletiva, ensinamos a fazer horta/terrário com material reciclado, e mostramos um canteiro de obras que muitas vezes tem iluminação feita com garrafas PETs;

S (Social) – Promovemos a integração das pessoas – vizinhos, clientes, colaboradores, criando um bem-estar na comunidade;

G (Governança) – Criamos um vínculo entre os vizinhos e a empresa, pelo qual eles se tornam nossos parceiros, dando sugestões para melhoria da empresa.

A ação lhe parece complicada? Não é. Apenas existe planejamento e pode ser adaptada de acordo com cada realidade.

A ação lhe parece cara? Não é. Os materiais reciclados que usamos são coletados com os próprios colaboradores (ação de envolvimento de equipe).

A ação lhe parece inútil? Não é. Vemos o sorriso e o envolvimento dos participantes. Há integração entre vizinhos e futuros moradores, todos ficam mais seguros ao conhecerem de perto quem é a construtora, o mestre de obras e equipe que irá trabalhar no local. Sabem quem procurar, caso tenham alguma dificuldade.

Enfim, passamos de estranhos inimigos (geralmente ninguém quer uma obra ao lado de casa), a amigos e parceiros.

E você, parou para refletir? Com certeza deve ter alguma ação na sua empresa que engloba as 3 letras do ESG. Se não tem, sempre é tempo!

Roberta Bigucci

Diretora na MBigucci Construtora

Fundadora e responsável pelo Big Riso – Programa de Responsabilidade Social da MBigucci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.