Negócios

Em transação bilionária; empresa de classificados OLX anuncia compra do grupo ZAP

empresa

ZAP Imóveis e Viva Real se uniram em 2017; nova transação foi financiada por acionistas europeus na empresa OLX.

A empresa de classificados online OLX anunciou nesta terça-feira acordo para comprar o grupo de serviços imobiliários ZAP por 2,9 bilhões de reais em dinheiro, em uma transação financiada por seus dois acionistas europeus.

Em comunicado à imprensa, a OLX Brasil, joint venture entre a norueguesa Adevinta e a holandesa Prosus, afirmou que seus negócios são “altamente complementares” e que a transação oferece “grandes oportunidades para sinergias e criação de valor“.

Prestígio

A OLX Brasil foi criada em 2010 e nos últimos anos apresentou forte concentração no mercado imobiliário. Em 2017, o ZAP Imóveis e Viva Real, se uniram em um só grupo. Na época eram reconhecidos como os maiores portais imobiliários do Brasil, com alta inteligência de dados, um componente valioso dos serviços digitais.

ZAP é um portal de imóveis do grupo OLX Brasil que reúne ofertas qualificadas, além de fotos, dicas e mapas para quem quer alugar, comprar ou vender. A sede fica na Vila Olímpia, em São Paulo, no entanto há escritórios por todo o Brasil.

O fundador e CEO do Planeta Imóvel era Roberto Amatuzzi e a empresa chegou a ter até o final do ano quase 100 funcionários. Em meados de 2001, Flávio Suplicy que era também do time inicial de fundadores ocupou o cargo até junho de 2002. A partir daí, Roberto Nascimento, que estava ocupando os cargos de VP de Marketing e Vendas, foi o CEO da empresa até maio de 2007 (após o lançamento do ZAP). Na sua saída, Eduardo Schaeffer, que era VP de Produto, ficou interino por 6 meses, até a vinda do André Molinari que ficou até 2010 e novamente Eduardo Schaeffer, até o momento a criação do Grupo ZAP, quando passou para co-chairman. Até a fusão o número de funcionários chegou a 400.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.